"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia - 10


AGEU
No ano 538 antes de Cristo os israelitas começaram a voltar da Babilônia, tinham vivido como prisioneiros. Eles construíram as suas casas em Jerusalém, porém não deram atenção ao Templo, que estava destruído.
No ano 520 antes de Cristo, o profeta Ageu anunciou algumas mensagens de Deus, ordenando ao povo que construísse de novo o Templo. Os israelitas deviam voltar para Deus, e assim Deus os abençoaria, e eles viveriam em paz e prosperidade. Ageu foi companheiro do profeta Zacarias.

Esboço:

A ordem para construir de novo o Templo - cap. 1
Mensagens de consolo e de condenação e promessas de bênçãos - cap. 2

ZACARIASO livro de Zacarias se divide em duas partes:

1) Os capítulos 1-8 dão as mensagens de Zacarias, um profeta que estava entre os israelitas que voltaram para Jerusalém do cativeiro na Babilônia. Zacarias foi companheiro do profeta Ageu. As mensagens do profeta, anunciadas entre 520 e 518 antes de Cristo, são uma série de visões que tratam da reconstrução de Jerusalém e do Templo, do perdão dos pecados do povo e do futuro, quando o Messias viria.

2) Os capítulos 9-14 são uma coleção de mensagens a respeito do Messias e do juízo final. O versículo 9.9 é citado em Mateus 21.5 e João 12.15, passagens que falam da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Esboço:

Mensagens de condenação e de esperança - caps. 1-8
O castigo das nações vizinhas - 9.1-8
Prosperidade e paz no futuro - 9.9-14.21

MALAQUIAS

Entre os anos 500 e 450 antes de Cristo, o profeta Malaquias anunciou as notícias de Deus ao povo de Judá, depois de haver sido reconstruído o Templo de Jerusalém. O povo não estava obedecendo às leis de Deus, e era necessário que eles abandonassem os seus pecados e as suas maldades.
Malaquias também falou contra os sacerdotes, pois eles não estavam cumprindo o seu dever de apresentar sacrifícios e ofertas que agradassem a Deus.
Malaquias anunciou que o Deus Eterno viria purificar o seu povo, mas antes daquele dia enviaria o seu mensageiro para preparar o caminho. Aqueles que se arrependessem e voltassem para Deus seriam novamente o seu povo.

Esboço:

Os pecados do povo e dos sacerdotes - 1.1-2.16
O Deus que castiga e que salva - 2.17-4.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails