"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia - 11


O EVANGELHO DE MATEUS

O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como o Messias, o Salvador que Deus havia prometido enviar ao mundo. O Evangelho começa com a lista dos antepassados de Jesus, ligando-o assim à história do povo de Deus.

Jesus é aquele em quem se cumprem as promessas feitas ao rei Davi e a Abraão, o pai do povo escolhido. Em seguida o autor conta a história do nascimento de Jesus, citando, passo a passo, textos do Antigo Testamento a fim de provar que Jesus é de fato o Messias que Deus enviou (1.23; 2.5-6; 2.15; 2.17-18; 2.23).
Neste Evangelho os fatos da vida de Jesus aparecem na mesma ordem seguida no Evangelho de Marcos. Depois de ser batizado no rio Jordão por João Batista, Jesus é tentado no deserto e em seguida vai para a Galiléia, onde ensina multidões, cura doentes e expulsa demônios.

Mateus dá muita importância aos ensinamentos de Jesus e os junta em cinco discursos:

1) o sermão do monte, em que Jesus fala a respeito do caráter, dos deveres, dos privilégios e do destino daqueles que pertencem ao Reino do céu (caps. 5-7);
2) instruções dadas aos doze apóstolos para a sua missão de anunciar a vinda do Reino do céu e de curar os doentes (cap. 10);
3) os segredos do Reino do céu, apresentados em forma de comparações (cap. 13);
4) ensinamentos a respeito da Igreja, a nova comunidade composta dos seguidores de Jesus (cap. 18);
5) ensinamentos sobre o fim do mundo e a vinda do Reino do céu (caps. 24-25).

Esboço:

Os antepassados de Jesus e o seu nascimento - caps. 1-2
O trabalho de João Batista - 3.1-12
O batismo e a tentação de Jesus - 3.13-4.11
O trabalho de Jesus na Galiléia - 4.12-18.35
Da Galiléia até Jerusalém - caps. 19-20
A última semana de Jesus em Jerusalém - caps. 21-27

O EVANGELHO DE MARCOS

O Evangelho de Marcos, considerado o mais antigo de todos os Evangelhos, dá a Boa-Notícia a respeito de Jesus Cristo, fazendo notar principalmente a sua atividade constante e a sua autoridade. Jesus vai de um lugar para outro, anunciando a vinda do Reino de Deus, ensinando multidões, fazendo milagres e curando doentes.

Para ajudá-lo, ele escolhe doze homens, em quem põe o nome de " apóstolos". Estes acompanham Jesus por toda parte, aprendem o mistério do Reino de Deus e depois saem para anunciarem a mensagem da salvação e curarem pessoas.

A autoridade de Jesus vem de Deus. Ele é o Filho do Homem, aquele que Deus e enviou para ser o Salvador de todos (10.45). Portanto, ele tem autoridade para expulsar demônios, curar doentes e perdoar pecados.

Este Evangelho começa com o batismo de Jesus no rio Jordão por João (1.9-11) e termina com a ressurreição de Jesus (16.1-8). O trecho 16.9-20, que aparece entre colchetes, não faz parte do texto original grego.

Esboço:

O começo da Boa-Notícia a respeito de Jesus Cristo - 1.1-13
O trabalho de Jesus na Galiléia - 1.14-9.50
Da Galiléia até Jerusalém - cap. 10
A última semana de Jesus em Jerusalém - caps. 11-15
A ressurreição de Jesus - 16.1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails