"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os Valores Nascem do SER e Não do TER


Os valores nascem do SER e não do TER

Um empresário muito rico queria ser um pai exemplar e desde cedo passar os seus valores essenciais para seu herdeiro de 16 anos. Então, certo dia, levou-o para viajar até um lugarejo com o firme propósito de mostrar o quanto é triste e ruim a pobreza.

O único objetivo era convencer o filho da necessidade de valorizar os bens materiais que possuía o status, o prestígio social e todas aquelas coisas relacionadas ao "ter". Eles passaram pouco mais de dois dias na casa de um homem que trabalhava na fazenda de um amigo seu.

Quando retornavam da viagem, o pai perguntou ao filho:

- E então, meu filho, como foi à viagem para você?

- Muito bom papai - respondeu o pequeno.

- Você viu a diferença entre viver com riqueza e viver na pobreza?

- Sim pai - respondeu o menino.

- E o que você aprendeu com tudo o que viu naquele lugar tão pobre?

O garoto respondeu: "Pai, eu vi que nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim, eles têm um riacho que não tem fim, nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas fluorescentes e eles têm as estrelas e a lua no céu, o nosso quintal vai até o portão de entrada e eles têm uma floresta inteirinha, nós temos alguns canários em uma gaiola eles têm todas as aves que a natureza pode oferecer-lhes, soltas!”.

O filho deu um suspiro e continuou:

- Pai, além do mais, observei que eles agradecem a DEUS antes de qualquer refeição a comida do dia, enquanto que lá em casa, quando sentamos à mesa para as nossas refeições, o seu assunto são os negócios que deram ou não deram certo, é o seu celular que não para de tocar e quando ele não toca é o senhor quem não pára de ligar, são os dólares, os eventos sociais da mamãe, são as discussões! Aí comemos, empurramos o prato e pronto - saímos da mesa. Agradecer? Lá em casa eu nunca escutei esta palavra!

- No quarto onde fui dormir com o filho do seu amigo, passei vergonha, pois não sabia sequer juntar as mãos... Imagine orar! Enquanto que ele, um menino de nove anos de idade, se ajoelhou e agradeceu a Deus por tudo, inclusive pela nossa visita na casa deles. Lá em casa, vamos para o quarto, deitamos, assistimos televisão e dormimos. Outra coisa que lembrei, pai: dormi na rede que ele dorme, e ele dormiu no chão, pois não havia duas redes.

Conforme o garoto falava, o pai ficava sem graça e envergonhado. O filho, na sua ingenuidade e no seu brilhante desabafo, com a mão no ombro do pai disse:

- Obrigado pai, por me mostrar o quanto nós podemos melhorar e sair da linha da pobreza espiritual!!!

“Jesus, vendo-o assim, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas”! (Lucas 18:24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails