"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Jonas


Jonas 1:1-4:11


No tempo de Eliseu, durante o reinado de Joás, um dos bons reis de Judá, havia um outro profeta muito conhecido (II Reis 14:25). Não é conhecido por algum milagre que tenha feito, nem por uma grande mensagem que tenha pregado ou por tomar alguma posição firme por Deus, mas por um trabalho milagroso que Deus fez nele e para ele, apesar de sua desobediência. Seu nome era Jonas. Freqüentemente, não é conhecido que Jonas era um contemporâneo de Eliseu, mas II Reis 14:25 nos ensinaria isto.

Deus disse a Jonas que fosse a uma cidade muito grande e pecaminosa, Níneve, e pregasse-lhes destruição a eles por causa do pecado deles. Jonas não queria ir porque era um Judeu que se considerava auto-justo e os Ninivitas eram gentios pecadores. Jonas fugiu de Deus, comprou uma passagem e embarcou em um navio para Társis. Deus enviou um grande temporal e os marinheiros ficaram com muito medo, pois parecia que o navio seria quebrado em pedaços. Quando lhes disseram que lançassem Jonas ao mar, porque Deus havia mandado a tempestade por sua causa, relutantemente o fizeram. A tempestade cessou, e os marinheiros creram em Deus e o adoraram.

Deus havia preparado um grande peixe para essa ocasião, e ele engoliu Jonas. Depois de três dias no ventre da baleia, Jonas foi vomitado em terra seca. Correu para Níneve e começou a pregar: "daqui a quarenta dias, Deus destruirá esta cidade".

Quando o povo de Níneve ouviu isso, arrependeu-se de seus pecados e Deus os poupou por algum tempo. Imaginaria que um pregador se alegraria ao ver sua mensagem tão aproveitada, mas nesse caso, Jonas não se alegrou.

Quando Jonas viu a misericórdia de Deus em relação a Níneve, ficou irado. Sentiu que Deus o havia decepcionado, mostrando misericórdia por um povo pecadora e condenado, mas Deus, por meio de uma lição pela aboboreira, ensinou-lhe sobre Sua bondade e misericórdia.

Jesus verificou pessoalmente a história de Jonas sendo engolido pela baleia e disse que isso é um sinal enviado por Deus de Sua própria morte, sepultamento e ressurreição (Mateus 12:39-41). Qualquer pessoa que nega o estória de Jonas, na verdade, nega a veracidade de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails