"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Salomão



II Samuel 12:24, I Reis 2:1-12, 3:1-28

Um dos mais poderosos e brilhantes reis que o mundo já conheceu foi o rei Salomão, de Israel. Começou a governar por volta de 1015 anos antes do nascimento de Cristo. Descobertas sobre o esplendor de seu reinado ainda vêm sendo feitas.

Duas coisas básicas devem ser salientadas sobre o rei Salomão. A sua sabedoria e sua riqueza. No texto de nossa lição, quando Salomão orou perante Deus, pediu somente uma coisa: sabedoria para governar o povo de Deus corretamente. Isso agradou a Deus, e Deus lhe deu não só a maior sabedoria que um homem mortal pode ter, como também a maior riqueza. Um grande exemplo de sua sabedoria pôde ser presenciado quando duas mulheres vieram perante ele, desejando a mesma criança. Salomão disse: "Peguem uma espada, dividam-na, e dêem metade para cada uma". Uma mulher concordou, mas a outra disse: "não, dêem-na a ela". Salomão sabia que a verdadeira mãe era aquela que havia defendido o bebê e entregou-o a ela.

A riqueza de Salomão é uma das maravilhas do mundo. Possuía minas de ouro, prata e cobre. Construiu o templo grandioso de Deus em Jerusalém. Até mesmo seus servos viviam no luxo. A grande rainha de Sabá fez uma grande viagem para observar esse homem rico e verificar se as coisas inacreditáveis que havia ouvido eram verdadeiras. Quando viu tudo, seu comentário dela era de que nem a metade foi lhe contada.

Salomão, entretanto, era um homem mundano. Servia ao Senhor, mas também, a outros deuses. Isso era feito, provavelmente, para promover sua popularidade e para agradar suas esposas gentis. Salomão teve 500 mulheres israelitas, além de suas 500 esposas e concubinas de outras nações. Sabemos que isso é pecaminoso e muito desagradável a Deus. Podemos então perguntar por que Deus serviu-se desse homem, a ponto dele escrever três livros da Bíblia: Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Certamente Deus fez isso dessa maneira a fim de que Salomão pudesse, depois de vivenciar tais coisas, escrever como escreveu, que sabedoria, riqueza e o mundo são apenas vaidade. (Eclesiastes 1:2 e 12:13 e 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails