"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dois Caminhos e Uma Escolha


(Mateus 7:13-14) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

O ser humano faz parte do projeto de criação de Deus, como servos estamos sujeitos aos seus mandamentos, como servos não estamos debaixo de um julgo opressor, mas somos por Ele tratados como filhos vivendo debaixo do seu infinito amor e misericórdia. Como Pai Ele nos instrui, nos aconselha e nos corrige quando necessário, mas a escolha e nossa porque Ele nos criou com o livre arbítrio, que é o direito ou o poder da escolha.

Por causa da precipitada escolha que resultou na morte espiritual do homem, Deus colocou diante dele dois caminhos e uma escolha.

Escolha é: Seleção, preferência, opção, eleição.

CARACTERÍSTICAS QUE MARCAM A VIDA DE QUEM ESCOLHEU ENTRAR PELA PORTA LARGA:
(Provérbios 16:25) - Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.
VIDA DE PECADO- Pecar é errar o alvo. É praticar as obras da carne descritas em Gálatas 5:19-21

AMOR AO MUNDO- Amar o mundo é priorizar o modo de vida ditado por satanás (I João 2:15) - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

DEUS É APENAS UM DETALHE- Nos episódios narrados no livro de juízes, os israelitas muitas vezes usaram o Senhor como peça descartável. O crente que se curva perante o deus deste século não terá as suas orações respondidas. (Tiago 4:3) - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

CARACTERÍSTICAS DE QUEM ESCOLHEU ENTRAR PELA PORTA ESTREIRA:

RENUNCIA A SÍ MESMO- Renunciar a si mesmo, implica em renunciar os desejos da carne descritos em (Gálatas 5:16) - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. (Gálatas 5:17) - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

SEGUE A JESUS- Seguir a Cristo é aceitá-lo como Salvador, guardar os seus mandamentos, caminhar por estradas difíceis e pedregosas, e suportar as aflições como bom soldado. (João 10:9) - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

PRODUZ FRUTO DO ESPÍRITO SANTO- O primeiro gomo do fruto descrito em Gálatas 5:22 é o amor. Não é o amor EROS (amor entre um homem e uma mulher), nem FHILIA (amor fraterno) ou STORGE (amor familiar), mas amor ÁGAPE (amor que Deus coloca em nossos corações).

SUPORTA A REJEIÇÃO- o crente é às vezes rejeitado. Ele deve estar preparado para essa rejeição, sabendo que, se o mundo o rejeita, primeiro rejeitou a Cristo aponto de crusificá-lo.
(João 15:18) - Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. (João 15:19) - Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.

QUAL É O RESULTADO DOS DOIS ESTILOS DE VIDA:

O resultado de quem escolheu entrar pela porta larga é:

Pranto e ranger de dente (Mateus 25:30) - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Sofrimento eterno (Apocalipse 20:10) - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
Sofrimento eterno da alma e do corpo (Mateus 10:28) - E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Sofrimento e solidão nas trevas eternas (II Pedro 2:17) - Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva.

O resultado de quem escolheu entrar pela porta estreita é:

A vida eterna (João 11:25) - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
O céu (Apocalipse 21:1) - E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. (Apocalipse 21:2) - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
O paraíso (2Co 12:2-4)

A árvore da vida (Apocalipse 2:7) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Hoje a escolha é sua, qual porta você está namorando, observando; a mais larga que é mais fácil a passagem, ou a mais estreita que é mais difícil o acesso mas, que conduz a salvação?

PALAVRA MINISTRADA PELO Pr. JÚLIO/Domingo-02/01/2011/primeiro domingo de 2011
Postado por Pra. Eliana Souza- www.elianaprazeremservir.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails