"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Deus nos encontrou



O Senhor, nosso Deus, nos encontrou”, disse Moisés a Faraó (Êx 5.3). E o mais interessante é que foi o próprio Deus que mandou assim dizer (Êx 3.18). Notamos na história que antes e depois de Moisés o Senhor encontrou muitos servos. Achou Abraão (Gn12.1)e o mandou sair de sua pátria para uma terra prometida. E, durante a viagem, de quando em quando, Deus o achava e lhe fazia novas promessas.

Achou Noé (Gn6.13)e Ló (Gn19.1-2) dentro de uma geração perversa e corrupta, prestes a ser destruída. Achou Jacó (Gn28.11-15) e Samuel(1Sm 3) enquanto dormiam e lhes falou. Achou Davi (Sl 89.20); achou a mãe de Sansão e lhe prometeu um filho (Jz 13.2-3) -e a bíblia nem diz que ela buscava Deus para pedir um filho; achou Gideão (Jz 6.11-12), e achou Maria, mãe de Jesus (Lc 1.26-28), que talvez nunca tivesse imaginado ser a mãe do Filho de Deus. A bíblia não mostra que algum deles estivesse praticando rituais religiosos complicados ou procurando Deus desesperadamente através de uma religião.

Paralelamente, ao longo do tempo, inventores de religiões sofisticadas, seguidos por milhares de praticantes, têm procurado ansiosamente encontrar um Deus pré-elaborado, moldado aos seus desejos e caprichos. E aí está a diferença entre RELIGIÃO e CRISTIANISMO: religião é o homem procurando Deus por suas próprias forças, enquanto que cristianismo é o próprio Deus buscando o homem no lamaçal do pecado e da perdição.

O homem é incapaz de encontrar Deus, senão que Deus é que o encontra, como vemos no início do texto. Querer achar Deus através da religião é andar na contramão, uma vez que o homem não conhece Deus, mas Este conhece o homem e sabe onde encontrá-lo. O homem precisa é estar DISPONÍVEL para ser achado pelo Senhor. Moisés foi achado depois que saiu da corte de Faraó, do culto de Amon-Rá, Osíris, e outros. Enquanto pastoreava no silêncio do deserto, o Senhor o achou e a ele se manifestou intimamente.

Quer ser achado por Deus, meu irmão? Considere que os puros de coração é que verão a Deus. Aquele que adora em espírito e em verdade, que persevera em oração, buscando em primeiro lugar as coisas de Deus e descansando seu coração na paz de Cristo, certamente será encontrado por Deus, às vezes, quando menos espera. Deus não se manifesta aos afobados e ansiosos.

Lembre-se: Jacó e Samuel foram encontrados enquanto dormiam. Davi e Gideão, enquanto trabalhavam. Que Deus nos abençoe e nos encontre na nossa singeleza de coração e pureza de alma, numa dependência total do seu cuidado!

devocionais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails