"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ladrão



O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10 ARA)

O dicionário que consultei define o roubo como “subtração ou posse inautorizada de propriedade alheia com uso de violencia ou ameaça”. Quando Jesus se refere ao ladrão, nenhum de nós tem dúvida de a quem Ele se refere, mas podemos tentar entender melhor o que Ele quis nos ensinar com isso.

A primeira coisa que me chama atenção é o fato de que o roubo inclui violência (quando não inclui, é furto). O nosso inimigo vem tomar o que não é dele e nunca é, como dizem os mais jovens “na boa”. Nunca. Sempre há alguma ameaça, alguma imposição ou, simplesmente, alguma agressão. Veja quantas familias destruídas, quanta gente doente, quanta depressão, quanta insatisfação, quanta miséria e quanta escravidão ao pecado. Tudo isso é necessariamente coisa do diabo? Talvez não, mas todas são coisas indesejáveis e roubam alguma coisa.

O segundo ponto é justamente este: nem sempre o que se rouba é algo material, como um bem físico. O inimigo rouba paz, sossego, saúde, auto-estima, relacionamentos – e tudo de forma imposta e violenta.

O que nos resta como alvo de seus ataques é saber que há vitória Naquele que veio trazer o contrário: abundância. Na minha concepção, e falo apenas por mim mesmo, a santidade é a cura para os ataques do ladrão. Ter seu tempo a sós com Deus, manter suas orações, sua leitura e meditação na Bíblia, congregar com o povo de Deus, adorar e louvar o Nome de Deus, fazer as obras que demonstram sua fé – são itens que vão compôr sua santidade. Evitar o mal, não participar das rodas de escarnecedores, tem uma linguagem limpa e uma ética irrepreensível, tudo faz parte.

O ladrão virá, pois o Senhor nunca prometeu que haveria vacina contra o ladrão. Mas podemos resistir a ele, e ele fugirá. Podemos não “deixar” as coisas para serem roubadas. Cuide de sua paz, de sua integridade, de sua santidade. Maior é o que está em nós e Ele nos guarda do ladrão.

“Pai, obrigado por me ensinar a andar Contigo e me permitir andar Contigo. Ajuda-me a evitar as ações deste ladrão, me assemelhando em caráter com Teu filho Jesus Cristo cada dia mais”.

Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails