"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Homem viaja 5700 km a pé seguindo “um sonho dado por Deus”



Um muçulmano nascido na Bósnia é apenas um entre os mais de dois milhões de islâmicos que chegaram a Meca, na Arábia Saudita, para a peregrinação do hajj. Enquanto a imensa maioria viajou de avião, Senad Hadzic foi a pé!
Ele iniciou sua peregrinação em dezembro do ano passado. Para chegar até a cidade santa dos muçulmanos, o bósnio de 47 anos percorreu nada menos que 5,700 quilômetros. Conta que durante o trajeto enfrentou temperaturas extremas, que foram de 35º Celsius negativos na Bulgária a mais de 44º C, na Jordânia.
Ele levou nas costas uma mochila pesando cerca de 20 quilos, contendo um Alcorão, uma Bíblia, mapas e bandeiras dos países que ele pretendia atravessar. Ele passou por sete países: Bósnia, Sérvia, Bulgária, Turquia, Síria e Jordânia.
“Desde que sai de casa, comprei uma bandeira de cada país por onde passei. Fui muito bem recebido na Jordânia, por isso carrego com alegria sua bandeira. Fiquei naquele país durante o mês sagrado do Ramadã, antes de entrar na Arábia Saudita”, explica.
“Para ser honesto, antes de começar esta viagem, todos diziam temer pela minha vida, perguntando como eu, sendo muçulmano, conseguiria viajar em paz em países cristãos como Sérvia e Bulgária”, diz Hadzic.
Sem muito dinheiro para viajar, Hadzic afirma que dependeu da vontade Deus e da bondade de estranhos. “Na Sérvia, as pessoas vieram até mim e me deram um chapéu, ou meias”, explica. “Certa vez, um professor na Sérvia me convidou para dormir em sua casa. Este professor sérvio, que era cristão, disse-me que eu era o primeiro muçulmano que ele tinha deixado entrar em sua casa. Foi uma grande honra para mim”.
Mas a viagem não foi livre de inconvenientes. “Eu vou te dizer, esta viagem teve milhões de problemas”, desabafa, sem perder a fé. “Não tive medo de um tanque ou de levar uma bala, só de desobedecer a Deus”.
Em sua página no Facebook, Hadzic atesta que foi Deus quem mostrou a ele o trajeto durante seus sonhos, incluindo a opção de passar pela Síria no meio de uma guerra civil e não pelo caminho mais seguro, atravessando o Iraque.
O fiel muçulmano diz que na Turquia um homem ofereceu pagar sua passagem de avião para que ele chegasse mais depressa e em segurança. Hadzic recusou. Para ele viajar a pé é um ato de fé, e visava mostrar muitas coisas a ele e todos que encontrou ao longo do caminho.
“Com este ato, estou provando que tudo que faço é por amor de Deus”, diz Hadzic.
O hajj, ou caminhada santa, é um dos cinco pilares do Islã. O Alcorão ensina que todos os muçulmanos que tiverem condições devem ir até Meca pelo menos uma vez na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails