"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ESTUDOS SOBRE OS 13 APOSTOLOS - HOJE


SIMÃO PEDRO

“Tu és Simão, filho de João, serás chamado Cefas (que traduzido significa Pedro).” Jo 1:42b

Chamava-se Simão, era filho de Jonas e Maria, e seu irmão mais novo era André. Tinha uma mulher e uma filha (segundo a tradição). Nascido em Betsaida, na região de Cafarnaum.

O primeiro encontro com Jesus é relatado de três maneiras na Bíblia. Em Marcos, ele trabalhava com seu irmão quando os dois foram chamados, logo depois o convite foi feito a Tiago e João (Mc 1: 16-17). Em Mateus e Lucas, pescava um às margens do mar da Galiléia ou lago de Genesaré juntamente com o irmão e os dois amigos quando Jesus o chamou, após a pesca milagrosa (Mt 4:18 a 20 e Lc 5: 1 a 11). Já o evangelista João descreve que primeiro João Batista teria encaminhado seus dois discípulos André e Felipe a Jesus, perto do rio Jordão. Só depois disso é que André levaria Pedro a conhecer Jesus (Jo 1: 35 a 42).

Daí por diante passou a seguir o Mestre (Rabi) como o chamava sempre. Pedro viveu intensamente sua personalidade de extremos. Protagonizou gestos de covardia como de extrema valentia. Algumas vezes falou mal, outras vezes era só elogios. Petulante, disse que não abandonaria o Senhor mesmo que todos o fizessem, mas o negou três vezes.

Porém, o “Mestre” o amava demais, e após sua morte e ressurreição o procurou pessoalmente para perdoá-lo e reinvesti-lo como um dos 12. Pedro possuía uma fé intensa, mas às vezes se mostrava fraco, incrédulo e até mesmo um covarde. Presenciou a transfiguração, mas não apareceu no Calvário. Jesus o incumbiu de confirmar os irmãos na fé (Lc 22: 32) e o enviou a apascentar suas ovelhas (Jo 21: 15 -17).

Fortalecido pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes, se pôs a pregar o Evangelho aos judeus e gentios. Presidiu a eleição de Matias, escolhido para suceder a Judas, bem como o Concílio de Jerusalém, depois do qual se dispersaram os apóstolos, a fim de, seguindo a determinação do Mestre, irem pregar o Evangelho a toda criatura, fazendo discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28:18-20).

Levado perante o Sanedrim (Supremo Conselho dos Judeus), afirmou sua fé em Cristo. Foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado a Roma durante o reinado de Nero, onde fundou e presidiu à comunidade cristã, vindo a ser crucificado de cabeça para baixo, como mártir em 67 d.C.

A pregação de Pedro é à base do Evangelho Canônico de Marcos, que representa a maior influência na produção dos outros evangelhos sinóticos, os de Mateus e Lucas. Pedro fundou as linhas apostólicas de Antioquia e Síria (as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos) que sobrevivem em várias ortodoxias sírias.

Principais características:

1. Impulsivo – Mt 14:28 e 17:4
2. Compassivo e afetuoso – Mt 26:75 e Jo 13:9
3. Contraditório e presunçoso – Mt 16:22 e Jo 13:8 e 18:10
4. Tímido e covarde – Mt 14:30; 26:69 a 72
5. Abnegado – Mc 1:18
6. Inclinado ao egoísmo – Mt 19:27
7. Dotado de Visão espiritual – Jo 6:68

Depois do batismo no Espírito Santo, ele se converteu numa rocha cumprindo a profecia de Cristo (Mt 16:18; Jo 1:42; At 1:8). Tornou-se corajoso e inabalável: At 4:19 e 20; At 5: 28-29; 40-42.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails