"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O CISCO




Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?” (Lucas 6:41 )
Quando eu era criança, aprendi que o macaco nunca enxerga o próprio rabo. Quando me converti, percebi que este verso tem o mesmo princípio - é sempre mais fácil perceber erros nas outras pessoas do que em nós mesmos.

Ao negligenciarmos qualquer correção necessária em nós, estamos cometendo dois erros bastante simples: primeiro deixamos de crescer como ser humano, porque é pela correção que somos aperfeiçoados; segundo, prejudicamos ou magoamos alguém que poderia ser, no mínimo, uma bênção na nossa vida.

Se deixamos de crescer, em algum tempo teremos a triste notícia de que ficamos para trás. Seja por não acompanhar aqueles que amamos em maturidade, seja por nos sentirmos frustrados e assassinarmos nossa auto-estima. A edificação é, no sentido espiritual, tão importante quanto o crescimento dos ossos é órgãos internos para o corpo físico.

Se magoamos ou prejudicamos de alguma forma nossos irmãos, ficamos na situação inversa, na qual impedimos ou retardamos o seu crescimento pessoal. Isso acontece porque mágoas e ofensas são mais prejudiciais do que parecem, especialmente quando não é na nossa pele. A pessoa ofendida ou magoada sempre sente mais força no dano que a pessoa que ofendeu ou magoou.

Não podemos exagerar sendo neuróticos, mas precisamos sim prestar atenção aos nossos defeitos, nossas falhas, nossos limites e principalmente nossas fraquezas. Se dermos a devida e proporcional atenção a isso, não apenas seremos menos chatos com os que estão ao nosso redor, como seremos aperfeiçoados. Isso vai ser bom pra todos. Nosso desafio como cristãos é ser semelhantes a Cristo, e Ele "crescia na graça e no conhecimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails