"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estevão Um Exemplo Silencioso de Fé


“...Senhor Jesus, recebe o meu espírito! ...Com estas palavras adormeceu”.
Atos dos Apóstolos 7:59-60

Saulo havia convivido a vida toda com os rabinos e os sacerdotes judeus, e conhecia melhor que ninguém os seus hábitos, as suas virtudes, os seus costumes e, sobretudo suas falhas. Saulo presenciara por diversas ocasiões, situações que envolviam a morte dos mesmos rabinos e sacerdotes. E o que Saulo testemunhara era o desespero absoluto daqueles homens, que embora julgassem ser servos de Deus, pareciam ter horror da morte, e isto Saulo não compreendia.

Os tempos não eram de tranqüilidade para os cristãos, perseguidos a todo instante e por todo tempo, por causa da sua fé. Espancados, arrancados para fora de suas casas, separados das suas famílias, jogados nas prisões, ultrajados, maltratados, vilipendiados e por algumas vezes apedrejados ao confirmarem a sua fé. E foi um apedrejamento que mudaria para sempre e de uma vez por todas a vida de Saulo de Tarso.

Estevão havia sido pressionado pelo tribunal eclesiástico que usando de todos os recursos possíveis e imagináveis, inclusive subornando testemunhas para o acusar. Estevão não arredava pé das suas convicções de fé, e defendia-se diante da assembléia. Insuflados pelos sacerdotes, o povo lançou-se sobre Estevão e arrastando-o para fora da cidade o apedrejou.
O comportamento e a atitude de Estevão longe de ser uma atitude de desespero, diante da morte iminente, era uma atitude de destemor, de confiança, de coragem. Saulo que a tudo observava não podia compreender Estevão. Aquele homem era um condenado a morrer e parecia não temer isto? Estevão parecia orar? A serenidade e a tranqüilidade de Estevão incomodaram Saulo profundamente. Aliás, a atitude de todos aqueles cristãos incomodavam o sempre irritadiço Saulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails