"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Rei Doente



Vitorioso e vencedor, triunfante e destemido, respeitado e admirado, Davi era modelo para todos. Porém, Davi estava doente e já quase não conseguia esconder de ninguém o mal que o afligia n’alma e lhe alquebrava o corpo.
Os dias de Davi eram tristes e sombrios, embora o sol lá fora fosse resplendente. Muitas vezes a comida a sua mesa voltava para a cozinha intocada.
As noites eram insones. Os dias de glória e conquistas eram meras lembranças. O Davi temente e vitorioso era somente um vestígio do passado. O Davi do presente era a derrota personificada.
Implacável, o pecado cobrava o seu preço. Davi sequer sentia vontade de orar e oferecer sacrifícios ao Senhor. Havia algo profundamente errado e Davi sabia disto.

“Ó Senhor, não me
repreendas na tua ira, nem
me castigues no teu furor”

Os dias se passavam. E Davi arrastava-se pelos corredores do palácio real.

“Pois já as minhas iniqüidades
sobrepassam a minha cabeça;
como carga são demais
para as minhas forças”

Abatido Davi orava.

“Estou fraco e mui quebrantado;
tenho rugido pela inquietação
do meu coração”

Davi havia errado e sabia disto.
“Porque eu declarei a minha
iniqüidade; afligir-me-ei por
causa do meu pecado”

Aflito Davi buscava socorro no Senhor.

“Não me desampares, Senhor,
meu Deus,
não te alongues de mim.
Apressa-te em meu auxilio,
Senhor, minha salvação”

Numa determinada manhã, o cabisbaixo Davi tinha diante de si Natan. O profeta, com a autoridade outorgada por Deus, foi extremamente duro. Não com o rei, mas com o homem Davi.
Ele havia cometido um terrível pecado. Tomara para si Bate-Seba. Cometendo o primeiro erro. Cometeria um ainda pior, mandando Urias para morrer na batalha. Davi sentia-se acusado por sua consciência, daí o seu desespero.
E desesperado ele buscava o perdão do Senhor. Natan era o portador do perdão divino. Duro perdão, pois o Senhor levaria o filho que Bate-Seba esperava. A criança não viveria.

“Tem misericórdia de mim,
ó Deus, segundo a tua benignidade;
apaga as minhas transgressões,
segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha
iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões,
e o meu pecado está sempre diante de mim”

Davi recebera do Senhor a dádiva do perdão, contudo as marcas do pecado iriam permanecer para sempre na sua vida. Tal como cicatrizes que teimam em não sumir mesmo depois de curado o ferimento, permanecendo indelével e permanente.
Por causa de uns instantes de prazer efêmero, Davi perderia a paz e sofreria as conseqüências...
Davi não estava mais doente.
Davi aprendera a lição.
Sabia que fora perdoado pelo Senhor.
Jehozadak Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails