"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Injustiça


“Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!” (Romanos 9:14 ARA)

Poucos admitem, mas muitos julgam Deus como injusto, e me refiro a pessoas que se dizem cristãos e estão dentro de igrejas. Parece radical, mas é a verdade. Vejamos.

É justo reclamarmos que nossa liderança é incompetente ou desonesta, que não assume suas incumbências ou que não faz juz a seus cargos? Pode ser que sim, pode ser que não. Se for verdade, temos um impasse. Ou Deus errou ao escolhê-los ou eles não fazem juz ao seu chamado. Não há injustiça da parte de Deus, então o erro está aqui embaixo.

Uns tem mais sucesso nos negócios do que outros, mesmo trabalhando com a mesma intensidade. Uns tem boa saúde mesmo sem muito cuidado e outros com todo esmero padecem de problemas. Uns enfrentam problemas familiares terríveis e são um doce de pessoa; já para outros, mesmo sendo meio displicentes, tudo corre bem. Deus é injusto com alguns? De modo algum.

O texto, poucos versos antes, diz que Deus amou a uns e aborreceu a outros. O nome disso não é injustiça e sim soberania: Deus pode fazer o que quiser no momento que quiser e nem por isso será injusto. Mas não se iluda, isso não é dogma ou crendice. O que acontece é que nem sempre Deus vai justificar seus motivos, suas razões, por seus próprios sensos ou critérios. Seja por não termos capacidade de compreender ou simplesmente por Ele não querer nos revelar, há sempre algum motivo maior.

Injustiça é algo que se pratica intencionalmente de forma a não dar a alguém o que lhe é devido. Se você achar que merece algo que lhe é devido e Deus nega-se a dar-lhe, então sim Deus é injusto. Mas eu não creio que isso exista porque não creio que mereçamos nada além da morte e o inferno. Nascemos em pecado e nos desenvolvemos no pecado. Recebemos algo que não merecemos sim, mas noutro sentido. Temos acesso a uma salvação que jamais alcançaríamos por mérito.

Neste sentido, Deus não praticou justiça: praticou misericórdia. Aleluia!

“Pai, que bom que posso confiar no teu juízo que será sempre perfeito. Ensina-me a enxergar tua justiça pela ótica correta para ser abençoado por Ti.”

Hichtus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails