"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

domingo, 30 de maio de 2010

Quem è o Meu Próximo?


Lucas- 10:25 a 29 – E eis que se levantou um certo doutor da lei, (mestre na Sinagoga) tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

E ele lhe disse: O que está escrito na lei? Como lês?

E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus:

E quem é o meu próximo?

Lucas- 10: 30 - E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

Jesus disse que um judeu estava quase morrendo porque fora pego pelos seus inimigos maus, sanguinários, que o espancou e o deixou ali caído no meio da estrada que vai para Jericó.

Jesus conta que passou um sacerdote e não teve compaixão do homem caído machucado quase sem vida, e passou olhando de longe e não parou para socorrê-lo.

Depois veio um levita e também fez o mesmo. Homens que se dizem judeus religiosos mas que havia neles um coração duro, sem misericórdia. Mas logo em seguida vem um samaritano considerado raça imunda pelos judeus. Aquele samaritano parou sentiu compaixão deste moribundo, lavou suas feridas com vinho e untou todas as feridas com óleo, colocou em seu jumento e o levou até uma hospedaria cuidou dele e pagou ao dono da hospedaria dois denários, e foi embora, mas disse ao hospedeiro cuida dele até que eu volte, e acertarei tudo com você.

Depois de contar esta parábola: Jesus perguntou ao Doutor da Lei.

Lucas- 10:36,37 – Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

O ser religioso faz todo seu ritual para mostrar aos homens o que ele é, ou diz ser! Mas no seu interior está escondido um coração que ninguém vê, longe de Deus.

Jesus ensina aos sacerdotes ou servos que a “misericórdia” é o maior dos sacrifícios.

É essencial o jejum e a oração que o “servo” oferta no altar do Senhor, mas é preciso ter um propósito para com o seu próximo. (Mateus- 23:23).

Misericórdia: É um sentimento doloroso causado pela miséria de outrem. É se colocar no lugar do outro. Ter compaixão, pena; piedade; dó.

Marcos- 9: 22- E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.

Mísero: Alguém vazio, sem fé, doente do corpo e da alma, preso, arrasado, perdido, quase morto, que não tem nada de bom dentro de si.

A obra do Servo: Tem que ser completa pela fé em Jesus, com amor, com bondade, mansidão e ser misericordioso, para ajudar a despertar em seu próximo a fé para se converter dos seus maus caminhos e vir para Deus- “depender do Eterno Salvador”, e se entregar de corpo e alma.

Isto é, deixar para trás aquilo que sou “O Eu” ,viver para agradar a Deus, esvaziando-se para dedicar-se a serviço do meu próximo. Ser útil na Obra do Reino de Deus, servindo a todos.

Mateus- 9:13 – Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Mateus- 20:27 – E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo.

Deus abençoe a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails