"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sansão Falhou...Deixou-se Levar Pelas Aparencias




Juizes 14.1-3 - “Desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-a, pois, por esposa. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado”.

Sansão foi o ultimo juiz em Israel, tinha tudo para dar certo e ter grande êxito sobre o inimigo. Mas foi o pior de todos. Antes do seu nascimento o Anjo do senhor apareceu aos seus pais para exortar a sua mãe a que se consagrasse ao Senhor e que o filho que ela estava esperando deveria ser consagrado ao Senhor como nazireu por toda a vida.

A sua mãe então seguiu toda a orientação do Anjo, Sansão nasceu e quando ele cresceu o Espírito do senhor se apoderou dele e agiu nele. Sansão recebeu força sobre natural e realizou coisas inconcebíveis aos olhos humanos. Não existia razão para falhar.

Mais Sansão falhou quando se deixou levar pelos olhos, o versículo primeiro diz: “Desceu Sansão a Timna; vendo em timna uma das filhas dos filisteus...” Deus tinha lhe chamado para libertar os Israelitas da mão dos filisteus e não para que se aparentasse daquele povo. O salmo 42.7 nos mostra que “Um abismo chama outro abismo”.

Primeiro: Ele se apaixona por uma filisteia, casa-se com ela, mas o casamento acabou. (Casamento fora da direção de Deus)

Segundo: diante da derrota no casamento, ele vai a gaza e ali ver uma prostitua, e se relaciona com ela. (Jz 16.1) (Começo de uma degradação moral).

Terceiro: “Depois se afeiçoou por uma mulher do vale de soreque, a qual se chamava Dalila” (Jz 16.4). (O pecado eleva a escravidão, e Deus não compactua com o pecado, e por acusa disto Deus o abandonou). É muito triste ver que Sansão um nazireu de Deus com tanto potencial ter perdido tudo por causa da infidelidade ao Senhor.

QUAIS AS LIÇÕES QUE PODEMOS TIRAR DESSE TRISTE EPISODIO?
1) Não se deixe levar pela aparência, Sansão só olhou para a beleza física externa.
Não se preocupou a questão de religião, e muito menos com amoralidade. Ele ficou com varias filisteias e até com prostitutas. Mas o que é que o Apóstolo Paulo nos diz em 2Co 6.14? Não vos prendais em um Jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?. Nesta era da Igreja estamos vivendo numa cultura fixada na beleza externa.

Pessoas gastam muito tempo e muito dinheiro para tentar aprimorar a sua aparência, e se tornar, mas atrativo. A preocupação do moço e da moça não deve ser com o enfeitar o corpo, mas com a santificação do mesmo. (1Ped 3.3-4) Do mesmo modo em termos de namoro e casamento não deve ser a beleza física, mas um caráter espiritual.

2) Sansão se deixou levar pelos olhos a uma paixão desenfreada. Foi atraído pelo desejo da carne e perdeu a razão. (Jz 14.16-17 e 16.15-17). Em Mt 5.28 Jesus diz que “Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela”. Para tirar os pensamentos sensuais da mente é preciso tirar os olhos das cenas indiscretas. Jô no livro que traz o seu nome no cap. 31.1 ele diz: “fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?”.

Não se deixe levar pelas aparências, esse é o tema do livro de Juízes. Lá as pessoas faziam o que achava mais reto (Jz 21.25). Esse tema deve nos levar a convicção de que seguir os nossos sentimentos pode nos levar ao desastre. O segredo da vitória está em viver em conformidade aos princípios e aos mandamentos de Deus. Sansão destruiu a sua vida porque se deixou levar pelos olhos, andou por vista. Se você é um moço cristão, ou uma moça crristã e tem temor de Deus em sua vida, faça como o

Salmista Davi no Sl 40.1 “Esperei com paciência pelo o Senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails