"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 30 de outubro de 2010

Teologia das Epístolas -Tes I eII/Timoteo/Hebreus


I TESSALONICENSES

A Volta de Cristo e o Arrebatamento da Igreja

A principal esperança do cristianismo é a volta de Cristo para buscar sua igreja. Paulo ensina aos tessalonicenses acerca da "parusia", deixando evidente que ele mesmo esperava estar vivo para o arrebatamento. Tal ensinamento enfatiza a necessidade de uma vida condizente com a expectativa da segunda vinda. Quem espera Cristo deve estar preparado para recebê-lo. Outro aspecto importante nessa carta é a questão da ressurreição dos que dormem em Cristo. Aparentemente, tal observação teve por objetivo consolar alguns irmãos que haviam perdido seus entes queridos.

II TESSALONICENSES

A Volta de Cristo e o Anticristo

Ao que tudo indica, a primeira epístola gerou algumas dúvidas acerca da volta de Cristo. Os tessalonicenses achavam que Cristo poderia voltar a qualquer momento. Paulo os ensina que o Senhor não virá sem que antes aconteça a apostasia e a manifestação do Anticristo. Nessa epístola, temos um pequeno mas rico e misterioso acervo escatológico.

I TIMÓTEO

Requisitos para presbíteros e diáconos

Entre diversas prescrições de Paulo a seu discípulo Timóteo, é bom ressaltarmos os requisitos determinados para os presbíteros e diáconos. Se todo cristão deve ter uma vida exemplar, o líder deve ser irrepreensível. Tal exigência deve ser observada a fim de dificultar a proliferação dos falsos mestres no meio do povo de Deus. (Evidentemente, não podemos nos esquecer de que o verdadeiro servo de Deus pode cair até mesmo em faltas graves. Entretanto, espera-se essas sejam situações de exceção e, nesses casos, o tratamento deve ser severo, não se negando, porém, o perdão necessário.)

HEBREUS

A superioridade de Cristo

Essa epístola foi escrita para judeus-cristãos. Tem um tom muito severo, semelhante ao estilo mosaico. Seu objetivo é, porém, demostrar a divindade de Cristo e que nele os ideais judaicos tinham sido plenamente personificados. Nesse propósito, o autor se ocupa principalmente com a apresentação do sacerdócio de Cristo e o significado de seu sacrifício. Ele é apresentado como sumo-sacerdote de uma ordem superior : a de Melquisedeque. Cristo é o sacrifício supremo e seu sangue é absolutamente santo. Assim, aqueles que o desprezam e o pisam são chamados de adversários e sobre eles pesa o castigo de cair nas mãos do Deus vivo que é fogo consumidor.

Prof. Anisio Renato de Andrade

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