"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vivendo atos 2, Hoje


“…e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.” (Atos 2:47b)

Nos últimos domingos temos ido a diferentes igrejas, pois mudamos de cidade e ainda não decidimos qual igreja iremos frequentar, assim temos ido conhecer algumas. O interessante é que, na maior parte das igrejas, temos ouvido mensagens similares, onde os pastores têm chamando a atenção do povo para a necessidade de vivermos a vida cristã e manifestarmos a comunhão descrita nos últimos versículos de Atos 2.

Também meu esposo escreveu uma mensagem na semana passada, no site ICHTUS, com o título “Você pode orar comigo?“, onde ele falou sobre a necessidade de não só prometermos orar, mas realmente e no ato do pedido orarmos uns pelos outros. Enfim, tudo isso levou-me a lembrar de uma série de outros pequenos gestos que, como cristãos, nunca deveríamos deixar de praticar, porque só o fato dos incrédulos verem, muitas vezes lhes damos testemunho. Demonstramos o amor e cuidado de Deus pelas outras pessoas com gestos como uma visita, como receber pessoas em nossa casa, fazer um favor, atendermos uma necessidade, cumprimentarmos os visitantes no final do culto. Enfim, atos que hoje em dia, por causa da vida tão ocupada que levamos, deixamos de praticar.

Logo que nos casamos, meu marido e eu compartilhamos de momentos maravilhosos na casa de um casal de amigos, que eram mais velhos que nós, que já tinham alguns anos de casados e, portanto, mais experiência e também mais problemas e dificuldades para lidarem. No entanto, eles sempre se dispuseram a abrir sua casa e suas vidas e nos receberam e compartilhavam conosco o que tinham. Eram tardes abençoadas e que trazemos na lembrança, com muitas saudades, até hoje. E sabe o que era mais importante? Não era a mesa farta ou o requinte do que nos era servido, porque os nossos lanches sempre eram café com leite e pão caseiro; mas era o tempo e o amor que este casal dedicou a um jovem e inexperiente casal que precisava de orientação e amizade. Como foram preciosas aquelas tardes de sábado na casa do Edvaldo e da Selma. Hoje estão longe de nós, morando em outro país, mas sempre lembrados e imitados por nós.

Também agora, ao chegar em Campinas, Deus nos abençoou ricamente através da vida de outros dois casais que abriram mão da sua comodidade e nos ajudaram, Vinícius e Márcia abrindo sua casa e nos acolhendo por três semanas, não se importando com a bagunça e com todo o transtorno de receber uma outra família inteira em sua casa e nos ajudando e emprestando seu carro e tempo para que nós pudéssemos nos estabelecer aqui. E também a Hélia e o Hélio que doaram de seu tempo, carro e gasolina, andando conosco, percorrendo imobiliárias e casas e apartamentos até que achássemos o lugar para morarmos. Certamente que esses casais têm suas obrigações, dificuldades e lutas, mas apesar disso se dispuseram a ajudar a um outro irmão. O que faz isso? Só posso dizer que é amor, amor a Deus e ao próximo, e viver o que o povo de Atos vivia.

Infelizmente, nossos dias têm sido muitas vezes cheios de preocupações e atividades que têm nos roubado o prazer e a alegria de fazermos pequenos gestos, atos abençoadores. Faz com que nos preocupemos que, se tiver de receber em casa, teremos de ter uma casa maior, mais bem arrumada, local adequado ou uma mesa farta; se tiver de fazer uma visita ou de ajudar alguém a ir em um determinado lugar teremos de refazer e remanejar nossas agendas. Emprestar o carro, jamais! “Carro é como mulher, não se empresta”. Interessante que nos tempos de Atos eles tinham tudo em comum… mas naquele tempo não existia carro, não é?

E o que me dizer de cumprimentar os visitantes ao final do culto? “-ah… mas sabe, é que eu coordeno um ministério na igreja e no final do culto tenho de correr atrás das pessoas do meu ministério pra acertarmos os últimos detalhes do próximo programa, e ai não sobra tempo de cumprimentar os visitantes”. Pois é, essas são desculpas que eu também usei por muito tempo. Peço a Deus que me ajude a viver de modo diferente e a ser mais atenta aos meus irmãos e suas necessidades e assim praticar e viver conforme os primeiros cristãos e mostrar ao mundo como é viver numa comunidade onde as pessoas se amam e se cuidam.

Certamente que se eu e você, meu irmão, conseguirmos colocar isso em prática, vamos cair na graça do povo. E Deus vai acrescentar diariamente os que vão sendo salvos, porque o mundo está carente e sedento de amor.

Sandra Torres

www.ichtus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails