"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Quarenta dias



“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-se o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus Mt 4:1-4”

São necessários 40 dias para imprimir na nossa mente e na nossa consciência um princípio de firme propósito.

É por esta razão que encontramos na Bíblia, exemplos de homens que Deus enviou ao deserto para serem preparados para as suas missões.
“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto e lhe falarei ao coração, Os 2:14”

Os grandes homens da Bíblia, Abraão, Isaque, Jacob, Moisés, os profetas e o maior nascido de mulher João Baptista, todos estes regressaram do deserto transformados.

O que acontece no deserto?

- No deserto acontece sofrimento e revelação.

2- Em que consiste o sofrimento e a revelação?
O sofrimento consiste no emagrecimento de um coração orgulhoso e egoísta, “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela,” Mt.7:13 A revelação consiste: em ganhar fome e sede de justiça. “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.”Mt.5:6.

3- Qual a razão dos 40 dias?
A razão dos 40 dias é um segrêdo que é também provado pela experiência nas campanhas da publicidade e da propaganda. Procura-se por este período de tempo de quarenta dias metralhar a mente do homem para uma causa efeito. Fernando Pessoa resumiu este princípio com a seguinte frase:”Primeiro entranha-se e depois estranha-se”. Pode-se explicar pela pedagogia a repetição de um ato que conduz a um hábito e forma um carácter. O escuteiro pratica todos os dias uma boa acção na esperança de vir a tornar-se um homem de boas acções. A Bíblia registra que Golias durante 40 dias apresentou-se perante o rei Saul e o povo de Israel desafiando-os para um combate. O que lhes causou um grande temor. I Samuel 17:16. Compreende-se que o jejum de Jesus durante 40 dias permitiu-lhe vencer o tentador. Mt.4:1-4

Finalmente a Bíblia nos fala, figuradamente, em 40 anos que são a projecção da vida de uma pessoa. “Quarenta anos estive desgostado com esta geração e disse: é um povo que erra de coração e não tem conhecimento dos meus caminhos. Salmo 95:10. Leia-se também o capítulo 10 da Carta aos Coríntios.

Todos nós somos chamados à boa prática da Palavra de Deus. “Aquele que ouve as minhas palavras e as pratica assemelha-lo-ei ao homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha”. Palavras de Jesus no Sermão do Monte. Mat.7:24.

Cabo Frio 10 de Maio de 2009.
Amilcar Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails