"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como Funciona o Laço do Passarinheiro



Certamente Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.Salmo 91.3

O laço do passarinheiro é uma armadilha criada pelos homens para apanhar pássaros.

A armadilha tem esse nome porque é de fato um laço.

Nosso intuito não é dizer se a prática de pegar pássaros na mata, prendê-los em gaiola seja correta ou não. Muitos defendem essa prática dizendo que tais pássaros morrerão na floresta.

Por isso, os mantêm em gaiolas. Mas sim, mostrar à luz do texto bíblico publicado no livro de Salmos, no Salmo 91, sobre o uso dessa armadilha deveras repugnante. Então, vamos ao nosso estudo bíblico de hoje:

Os caçadores de pássaros fazem esse tipo de armadilha do seguinte modo:
Criam um laço grande com uma linha finíssima de nylon e muito resistente. Além disso, essa armadilha é imperceptível até mesmo ao homem, que precisa enxergá-la com auxilio de lentes.

Em seguida, estendem a linha no local em que têm certeza de que aparecerão os pássaros que eles querem pegar, criando um círculo bem grande.

Colocam dentro desse círculo alimento que atrai a espécie de pássaros da preferencia deles e aguardam. Nesse processo de aguardar as vítimas é que eles demoram mais tempo. E, muitas vezes, a caçada se torna improdutiva, porque os pássaros que eles querem pegar não vêm.

Sabemos, por nossa experiência e observação, que num mesmo local aparecem várias espécies de pássaros. Sabemos ainda que, entre eles, estão sempre os pardais e outras espécies sem valor nenhum. Ou seja, pássaros que andam sempre em bando e comem praticamente todo tipo de alimento que encontram. Tanto na natureza quanto fabricados pelo homem.

Ora, os caçadores de pássaros não perderiam tempo armando o laço para prender pardais. Porque para eles esses pássaros são ordinários e sem valor comercial. O pardal não canta bonito e por isso não atrai o interesse de ninguém. Decerto nenhum colecionador de pássaros compraria pássaros que não são canoros.

Descartando os pardais e pássaros de espécies semelhantes, que só comem a isca dos passarinheiros e os deixam fulos de raiva, temos em conta que eles não gastem alimento e seu tempo nessa caçada que nem sempre lhes é produtiva. Mas os passarinheiros vivem disso e à caçada de pássaros eles concentram suas principais atividades.

O interesse deles é voltado a pássaros raros. É por isso que perdem tanto tempo e dinheiro para capturar suas vítimas.

Suponhamos, nesta história, que alguns pássaros de espécies do interesse deles apareçam no local e entrem no laço para comer a ração. Os caçadores se preparam e aguardam o momento ideal.

Então, puxam o laço e prendem vários pássaros de uma só vez, pelos pés. Com essa investida rápida e malevolente, muitos pássaros se machucam. Mas os caçadores não se importam com isso.

Eles querem os pássaros raros e, desde que estes estejam presos, os outros não lhes interessam.
Pegam os pássaros do interesse deles e soltam os demais. Ou matam os pobres coitados! De qualquer forma, muitos que escapam das mãos deles ficam atordoados ou feridos e se tornam presas fáceis dos predadores. E morrem minutos depois.

Assim é criado e assim funciona essa rudimentar, porém terrível e perniciosa armadilha para pegar pássaros, chamada na Bíblia de “O laço do passarinheiro”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails