"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ESTUDOS SOBRE OS 12APOSTOLOS - TIAGO


Tiago, filho de Zebedeu – o primeiro mártir

“Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para maltratá-los, fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João.”
At 12: 1- 2


Apóstolo de Jesus Cristo nascido em Betsaida da Galiléia. Era casado, tinha quatro filhos, e vivia próximo dos seus pais, nos arredores de Cafarnaum, em Betsaida. Escolhido para ser um dos Doze apóstolos de Cristo, ele e seu irmão João, juntamente com Pedro e André, foram os discípulos privilegiados e participaram do círculo mais íntimo junto a Jesus.

É sempre citado entre os quatro primeiros junto com Pedro, André e seu irmão mais novo João. Também pescador e filho de Zebedeu e de Salomé, estava com o irmão nas margens do lago Genesaré, quando Jesus os chamou. Testemunhou a ressurreição da filha de Jairo (Mc 5:37), a transfiguração (Mc 9:2-13) e a agonia de Jesus no Getsêmani (Mc 14:32).

Tiago, filho de Zebedeu é quase sempre mencionado ao lado de João. Os dois, juntamente com Pedro, teriam sido os discípulos mais próximos de Jesus. Embora estivessem sempre perto do Senhor, seu gênio forte, às vezes, se sobressaia. Num dado momento, um povoado samaritano se recusa a receber Jesus e os discípulos.

Tiago e João sugerem: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para acabar com eles?” (Lc 9: 54). Jesus lhes ensina uma grande lição: “vocês não sabem de que espécie de espírito vocês são, pois o Filho do Homem não veio para destruir vida dos homens, mas para salvá-los.” (Lc 9:55).

Conta-se também que após a morte de Jesus, permaneceu em Jerusalém, junto a Pedro, sendo executado por ordem do rei Herodes Agripa (At 12:2), depois da execução de Estevão em 35 d.C, diácono grego e exaltado pregador cristão e personagem de grande importância na história do apóstolo Paulo. Foi, portanto, o primeiro mártir entre os apóstolos de Cristo.

Um comentário:

  1. Boa noite, Glademir. Quais foram as suas fontes para escrever estes artigos com tantas curiosidades sobre os Apóstolos de Jesus?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails