"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 3 de março de 2010

Como era a Cidade de Corinto?




A Cidade de Corinto, situava-se numa estreita faixa de terra entre o golfo de Corinto e o Golfo Sarônico, essa localização lhe trazia grande prosperidade comercial, pois os comerciantes e navegantes preferiam enviar suas mercadorias por essa região por ser menos perigoso. A cidade era habitada por pessoas de várias raças, havendo ali uma comunidade judia numerosa. Estima-se que nos dias de Paulo, Corinto teria uma população de cerca de 250 mil cidadãos livres e não mais de uns 400 mil escravos. Sob vários aspectos, era a cidade principal da Grécia.

Seus habitantes interessavam-se pela filosofia grega e tinham a sabedoria na mais alta estima.
Corinto possuía pelo menos 12 templos. Um dos mais infames era dedicado a Afrodite, a deusa do amor, cujos adoradores praticavam a prostituição religiosa. Havia o templo de Asclépio, o deus cura, e no meio da cidade estava localizado o templo de Apolo (o deus grego da beleza, da juventude e da luz).

Contudo, o aspecto mais marcante daquela cidade era a imoralidade e licenciosidade que campeavam naquela cidade, de tal maneira que usava o verbo corintianizar para falar da prática de atos imorais. Na cidade de Corinto numa colina chamada Acrópoles, havia o templo de Afrodite, de onde mil sacerdotisas, ao cair da tarde, desciam para se prostituir na cidade de Corinto. Além disso, a influência da cultura grega fez daquela cidade, uma cidade cultural. Em resumo, Corinto, era uma cidade como São Paulo, com pessoas de várias nações, intelectualmente rica, próspera, mas extremamente imoral.

Como foi a fundação da Igreja de Corinto? Em Atos capítulo 18, nós encontramos a fundação da Igreja de Corinto. Paulo havia chegado a Corinto, após a sua passagem em Atenas, que de certa forma lhe trouxe certa frustração, pelo pouco sucesso que tivera na pregação do Evangelho. Ao chegar a Corinto, ele se hospeda com o casal Priscila e Áquila, como ele, fabricantes de tendas. Como sempre fazia Paulo procura uma Sinagoga para pregar, contudo, a não aceitação dos judeus o levou a pregar na casa de Justo que ficava ao lado da Sinagoga, na qual ele desenvolveu uma base para pregação do Evangelho. Ali, ele ficou por um período de dezoito meses, onde houve muitas conversões, sendo a maioria de origem pagã, muitos deles trazendo para a igreja muitas de suas práticas.

Como era a igreja de Corinto? Quais os seus problemas? Após a saída de Paulo, Apolo deu continuidade ao trabalho de Paulo, porém, Paulo precisa escrever àquela igreja para tratar de uma série de problemas naquela igreja tais como, divisões, relaxamento moral, provavelmente um caso de incesto, conflitos doutrinários, desordens no culto público, principalmente no que diz respeito à Ceia, onde o individualismo, glutonaria e até mesmo embriaguez, aconteciam, sem falar no problema do conflito com relação aos dons espirituais, em que a manifestação dos dons era motivo de contendas e de orgulho espiritual e não de bênçãos. De sorte, que a Igreja de Corinto, foi aquela que requereu de Paulo, mais atenção e exortações.

Vimos acima, que a Igreja de Corinto era uma Igreja extremamente problemática, porém, o que nos chama a atenção é que ao escrever à Igreja de Corinto, Paulo diz algumas coisas a respeito daquela igreja dignas de destaque, pois apesar daqueles problemas:

Em atos 18,9, em uma visão, Deus dissera a Paulo: Não temas, eu tenho muitas pessoas nesta cidade Certamente, embora muito triste com tantas coisas acontecendo naquela igreja, talvez fosse o caso do apóstolo Paulo se esquecer dela por considerar que a mesma não merecesse ser chamada por esse nome, mas, lembrando-se da visão que tivera ele entende que apesar de tudo ali havia uma Igreja de Deus.

Este texto nos revela algumas lições importantes: em primeiro lugar, o grande amor de Deus por sua Igreja, pois apesar de todos os seus erros ao longo de sua existência, ela permaneceu sempre amparada nesse imenso e maravilhoso amor. Além disso, não devemos esquecer que Cristo permanece no meio de sua Igreja, como nos relata a visão de João no livro de Apocalipse (1.12,13 e 20), pois Ele mesmo disse: Eis que estou com vocês todos os dias... Finalmente, este texto uma igreja que triunfa através do seu Senhor, pois as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails