"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 3 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS


11 - Os Dois Filhos - Mateus 21.28-32

“as que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi.

Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele.”


Segundo a parábola de Jesus, existem dois tipos de filhos. Aquele que quer fazer a vontade do Pai, mas acaba não cumprindo. E aquele que, apesar de dizer não, é transformado para fazer. Que tipo de filhos somos? Pela graça divina somos o segundo filho.

Como esta transformação está sendo vivida em nossos corações, vida diária, educação de filhos, relacionamento marido e esposa, patrão e empregados, membro e igreja? Estamos incluídos naquela turma que tinha má fama. Ou isto nos incomoda? Ou preferimos ensaiar uma vida aparentemente religiosa, mas sem fé e arrependimento verdadeiros?

Deus nos fala aos corações. Fala através desta pregação e pregador. “Falo com vocês como se fossem meus filhos - diz o apóstolo Paulo aos membros da cidade de Corinto. Não fechem seus corações a Deus e a pregação... Mostrem os mesmos sentimentos que temos para com vocês e abram seus corações” (2Co 6.13).

Com o coração aberto e transformado pela palavra de Deus, ajudemos o primeiro filho da parábola. Ele pode estar em nossa casa, trabalho, escola, parentes... ou pode ser hoje a nossa situação pessoal! “Nos céus há júbilo por um pecador que se arrepende”.

Ajude ao seu irmão na fé. Ele pede: “Ajude-me”. Ajude-o a trilhar o caminho da justiça e do reino de Deus. Incentive-o a crer na misericórdia de Deus que produz arrependimento para a vida. Hoje pode ser ele; amanhã, você! E quando Cristo vier no Juízo, que ele nos encontre todos fiéis.

Para nossa surpresa, Ele dirá: “Tive fome, sede; era estrangeiro; estava sem roupa, doente, preso...e vocês me deram de comer, beber, me receberam, me vestiram, me visitaram e cuidaram...” “como e quando fizemos isto ao Senhor?”. “A fé e o arrependimento que lhes dei, são obra minha.

Suas obras foram purificadas no meu sangue redentor. Elas foram realizadas espontaneamente, sem nenhuma necessidade de contagem ou registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails