"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 5 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS



14 - As Dez Virgens - Mateus 25.1-13

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço. Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.”

Esta parábola ressalta o fato que todos os cristãos devem constantemente examinar sua vida espiritual, tendo em vista a vinda de Cristo num tempo desconhecido e inesperado .

Devem perseverar na fé , para que uma vez chegados o dia e a hora , sejam levados pelo Senhor na sua volta . Estar sem comunhão pessoal com o Senhor quando Ele voltar , significa ser lançado fora da sua presença e do seu reino.

1) O que faz a diferença entre o néscio e o sábio é aquele néscio não reconhecer que o Senhor, ao voltar, virá num tempo em que não é aguardado, nem precedido de sinais visíveis específicos .

2) Cristo mostra aqui que uma grande parte dos cristãos estará despreparado no momento da sua volta . Cristo, deixa , pois , claro que Ele não vai esperar até que todas as igrejas locais estejam preparadas para a sua vinda .

3) Note-se que todas as dez virgens (tanto as prudentes como as néscias) foram surpreendidas ao vir o noivo . Isto indica que a parábola das dez virgens refere-se aos cristãos vivos antes da tribulação e não àqueles durante a tribulação , os quais terão sinais específicos precedendo a volta de Cristo no final da tribulação .

Jesus numa série de ilustrações ressalta a necessidade de fidelidade e vigilância do cristão até que Ele volte .

O azeite nesta parábola representa no cristão a presença permanente do Espírito Santo aliada à fé verdadeira e à santidade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails