"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Entrevista Tatiana Vasco



Entrevista que fiz para o www.folhapimentense.com.br com Tatiana Vasco.
Obrigado querida irmã Tatiana...

Tatiana Vasco, Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, RS.

Experiência em jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo online, fotojornalismo e assessoria de impressa.
A jornalista Tatiana Vasco foi apresentadora, repórter, produtora executiva e co-editora.
Três prêmios acadêmicos de Jornalismo:
* Melhor Programa de TV “Troféu Galgo de Ouro” – Gramado Cine Vídeo 2007;
* Melhor Reportagem “Racismo Multicor” (História do GreNal) – Revista Primeira Impressão (2006);
* Vice-campeã Melhor Programa de Rádio Categoria Rádio Revista – Prêmio Unirádio FM Cultura (2006).
Conheceu e aceitou Jesus no final de 2007. Batizada nas águas em 10/05/2008. Crente convicta e apaixonada por JESUS!

Muito bem leitores da folha pimentense esse é um pequeno perfil dessa serva do Senhor Jesus hoje com 31 anos de idade, disse que enquanto estava no mundo usava seu dom da comunicação para as coisas do mundo. Agora que é de Jesus usa o dom e a profissão que Ele deu para divulgar seu Evangelho e tentar alcançar almas que ainda o desconhecem.

Folha – Tatiana quero te agradecer e também dizer que é um prazer imenso fazer essa entrevista com você, apesar de não te conhecer pessoalmente (Rio Grande do Sul – Rondônia é bem longe) mais conheço seu trabalho nos seus blogs e vejo a sua sede de divulgar o “ide” de Jesus que é a palavra de DEUS para o Brasil e o mundo, fique a vontade e conte um pouco de você e sua família?

Tatiana Vasco: Sou descendente de alemães e espanhóis. Venho de uma família humilde que batalhou muito. Eu sou a única da família que cursou uma faculdade. Meu pai é meu exemplo de vida, me ensinou o valor do trabalho, da dignidade, da honestidade e da humildade. Ele e minha mãe casaram muito cedo e batalharam muito, trabalhando sábados, domingos e feriados por 30 anos sem nenhum descanso, e nunca deixaram nada faltar. Meu pai se chama Wilson e é micro-empresário do ramo de postos de combustíveis e minha mãe, Juraci, é do lar. Tenho um irmão Chamado Rodrigo, com 26 anos. Casei com 18 anos e tive meu filho aos 19. Ele se chama Estevan e hoje tem 11 anos. Separei-me quando ele tinha seis meses de vida. Hoje sou casada com um homem de Deus, que se chama Luis. Foi ele que me apresentou Jesus. É um homem que admiro muito, um ótimo marido e pai de família, é o grande amor da minha vida, pois me ensinou valores familiares e conjugais que antes eu desprezava. Daqui dois anos pretendemos ter outro filho que se chamará Emmanuel ou Emmanuela.


Folha – Como foi sua conversão?

Tatiana Vasco: Se deu por etapas ao longo de um ano. No final de 2006 uma grande amiga se converteu e acabou indo trabalhar comigo, então ela me evangelizava. Mas como eu era kardecista, era muito resistente e na minha ignorância achava que ela fazia parte do grupo de “espíritos menos evoluídos”. Pra mim a Bíblia era um livro comum, escrito por pessoas menos evoluídas que escreveram o que bem (ou mal) entenderam. Ela abria a Bíblia para me evangelizar e eu rebatia com o “Livro dos Espíritos” e o “Evangelho Segundo o Espiritismo”. Mas aí, para ter mais argumentos passei a fazer uma coisa que jamais tinha imaginado: comecei a ler a Bíblia. Em junho de 2007 meu tio foi assaltado e levou seis tiros, sendo que três o atingiram na cabeça, e o médico disse que só um milagre o salvaria. Então ele lutou pela vida por 43 dias no Hospital de Pronto Socorro. Eu sempre o amei como se fosse meu pai e abandonei tudo (família, filho, faculdade) para cuidar dele. O tempo todo que fiquei lá eu orava para os “espíritos superiores” o salvarem, mas ouvia dois louvores que minha amiga tinha passado para o meu celular, “Deus do Impossível” e “Deus é Maior”, da Jamily e Aline Barros, respectivamente. Além disso, todas as pessoas que acabei tendo contato durante esse período, que me ajudavam a cuidar do meu tio, eram evangélicas. O cerco estava se fechando (risos). Meu tio voltou para casa com seqüelas, mas vivo. Então retornei à minha vida normal. E no final de setembro deste mesmo ano (2007) conheci meu atual marido. Quando ele me disse que era crente eu pensei “mais um lunático” e pedi a ele que não me falasse em religião. Porém, ele nunca deixou de orar por mim e fui eu quem tomou a iniciativa de tocar no assunto. Dois meses depois que nos conhecemos pedi pra ele me levar na igreja e lá pelo décimo culto fui à frente do altar e entreguei minha vida a Jesus. Depois disso, meus familiares foram um a um.


Folha – Qual é sua igreja, onde fica, tem quantos membros?

Tatiana Vasco: Congrego na Igreja Internacional da Graça de Deus, mas não faço distinção de igrejas. Amo muito a Assembléia de Deus, acho um ministério tremendo, mas não concordo com o legalismo, que pelo menos aqui no RS ainda impera. São muitas igrejas da mesma denominação espalhadas, mas na que congrego deve ter uma média de 120 membros.

Folha- Tem algum sonho ministerial na igreja?

Tatiana Vasco: Não alimento nenhum não. Tenho um enorme desejo de aprender cada vez mais e contar para todo mundo tudo que aprendo sobre Jesus, e a maravilha que é viver com Ele e para Ele. Mas sempre fui meio revolucionária, acho que seria uma ótima pregadora de praça pública reunindo multidões (risos). Um dia um missionário me disse “filha, se tu emprestavas teu corpo para espíritos imundos, imagina o que poderá fazer se deixar o Espírito Santo operar”. Ano passado durante um congresso em Porto Alegre, eu estava orando quietinha, pedindo para Deus me dizer como poderia usar meu dom da comunicação para a Sua Obra e, de repente, um dos 300 pastores presentes no evento colocou as mãos em minha cabeça e disse no meu ouvido: “Deus manda te dizer: fale de Mim por onde andares, para todos que encontrares e Eu cuidarei dos teus”. Quase não acreditei na resposta imediata, ninguém sabia o que eu estava pensando, foi tremendo! Então é isso que procuro fazer, levar Seu Evangelho a toda criatura de todas as maneiras que eu conseguir. Onde eu estiver eu evangelizo e conto meus testemunhos.



Folha – A mulher de hoje tem assumido muitos papéis na obra do Senhor, principalmente na direção de ministérios, qual é sua opinião sobre a mulher na obra de DEUS?

Tatiana Vasco: Por muito tempo achei que a mulher tinha que ser totalmente independente. Hoje entendo os papéis que Deus atribuiu a cada um e o respeito pela autoridade do homem. Mas não vejo problema em uma mulher ser pastora se ela tiver um chamado. Deus deu atribuições diferentes ao homem e à mulher, mas os ama e os capacitou da mesma maneira. Um dos melhores pastores que conheço é uma mulher. Jesus ratificou o ministério das mulheres no evangelismo na sua interação com a mulher samaritana no Poço de Sicar (JO 4:1-30), muitos creram em Jesus por causa do testemunho dela (vs.28,39). Escolheu mulheres para serem as primeiras testemunhas de Sua Ressurreição (MT 28:1-8). As mulheres também receberam junto com os homens o Espírito Santo para testemunhar até os confins da terra (AT 1:8). A fundação da Igreja em Filipos envolveu a participação de mulheres (AT 16:11-15), e o mesmo ocorreu com a expansão do Evangelho em Beréia (AT 17:12). Eu, porém, acho que não tenho vocação para assumir um ministério pastoral, mas seria uma ótima e feliz auxiliadora se meu marido tiver um chamado.

Folha - A comunidade evangélica tem vivenciado casos de mulheres que são impedidas por seus maridos de freqüentar os trabalhos evangelísticos desenvolvidos pela igreja e até algumas mulheres tem sido radical diante das investidas e algumas vezes agressivas e chantagem de seus maridos. Neste caso enfrentar o marido como obediência a Deus é algo correto?

Tatiana Vasco: Creio que enfrentar não é a melhor medida. O primeiro ministério de Deus é o casamento. Como poderíamos evangelizar o mundo lá fora se não conseguirmos evangelizar nossa própria casa? Nesses casos a mulher tem que ser sábia, não afrontar o marido, encontrar alternativas, orar por ele e deixar que Deus faça a obra. E também sabemos que com jeitinho conseguimos tudo de nossos maridos (risos). É com amor que convencemos e não com afronta, pois o inimigo usa essa porta.

Folha – Em um dos seus testemunhos inclusive, eu divulgue aqui no site e também no meu blog, você diz que foi por 16 anos aprisionada pelo espiritismo em um breve resumo como é a doutrina kardecista?

Tatiana Vasco: É um lobo em pele de cordeiro. Prega o amor, a caridade, a paciência e o perdão, mas na realidade todas, isso mesmo, todas as pessoas que freqüentam um centro espírita (incluindo os médiuns) têm sérios problemas espirituais. É claro que eles não sabem disso. Quem está lá é vítima, o autor é o diabo. Os espíritas crêem que estão somente fazendo o “bem” e precisam muito de nossas orações, pois a máscara é tão sutil que quando estamos envolvidos não percebemos. O inimigo usa algumas verdades, que são os Evangelhos do Novo Testamento, para difundir inúmeras mentiras.

Folha- Você pretende escrever um livro contando seu testemunho? Ou já escreveu?

Tatiana Vasco: Nunca pensei nisso. Na real nunca pensei em escrever um livro, mas se for da vontade de Deus e Ele me revelar isso, farei com muito amor.

Folha - O que falta no meio evangélico para combater eficientemente as seitas e heresias?

Tatiana Vasco: Amor. O amor que Jesus ordenou. Muitos evangélicos acabam olhando os adeptos de seitas como inimigos e não como seres amados por Deus que precisam da verdade para alcançar a libertação.


Folha – Segundo o ultimo o censo IBGE o Rio Grande do Sul tem o menor índice de evangelização do Brasil e a taxa de evangélico é de 3,10%, vejo que você e os nossos irmãos têm uma árdua e difícil missão por ai não é mesmo?

Tatiana Vasco: Creio que isso se deva ao fato de o Rio Grande do Sul ter sido colonizado por imigrantes italianos e alemães, raças tradicionalmente muito católicas. Mas tem ocorrido um “boom” evangélico nos últimos anos, com um crescimento considerável do número de igrejas e de conversões. E os eventos evangélicos têm reunido multidões, principalmente em Porto Alegre. Inclusive tenho visto no centro da capital muito grupos de jovens de diferentes denominações evangelizando pelas ruas. Eles vestem camisetas com o dizer “Jesus, o Leão da Tribo de Judá” (AP 5:5) e caminham alegremente cantando louvores e levando a mensagem do evangelho. Nossa igreja também tem inúmeros grupos de evangelização e em nome do Senhor Jesus ainda veremos o censo do IBGE constatar que “O Rio Grande do Sul é do Senhor Jesus”.

Folha - Segundo o IBGE o maior contraste evangelizador encontra-se no Rio Grande do Sul a cidade de Alto Alegre com meros 0.3% de evangélicos encontra-se ao lado do município mais protestante do Brasil: Quinze de Novembro com 80,4% de evangélicos. Tu conheces essas duas cidades? Porque será essa diferença?

Tatiana Vasco: Infelizmente não conheço as cidades mencionadas, nem sua constituição étnica e valores culturais. Por esse motivo não posso opinar.


Folha – A igreja do Senhor Jesus está sendo impactada por um novo mover de Deus?

Tatiana Vasco: Creio que sim. Como citei anteriormente tem havido um “boom” no meio evangélico. Os cantores gospel têm se destacado, sendo disputados por grandes gravadoras. Mesmo que estas só visem o lucro, acabam dando uma mãozinha na divulgação do evangelho, pois alguns louvores têm sido incorporados ao repertório de rádios seculares, a exemplo de “Faz um milagre em mim”, de Régis Danese. O número de igrejas também tem aumentado, assim como o número de pessoas que estão entendendo a Mensagem da Cruz e aceitando Jesus como Único e Suficiente Salvador. O número de eventos gospel também deu um salto reunido multidões e grandes espaços estão sendo ocupados por missionários nas redes de televisão. Ano passado ouvi um padre dizer: “esses evangélicos estão se alastrando como ervas daninhas” (risos). Amém padre, mas somos o trigo, não o joio!

Folha- Li no seu blog que você junto com outros jornalistas fizeram um radiodocumentário com o titulo coração de estudante: 20 anos da morte de Tancredo Neves, agora vai a pergunta: nas eleições na qual Tancredo foi eleito, “disseram” que ele disse quem nem DEUS tiraria ele da presidência, e você sabe o que aconteceu, não chegou assumir, você já leu sobre isso? O que você tem a disser dele?

Tatiana Vasco: Infelizmente não tenho muito a dizer, pois quando ele faleceu, eu tinha cinco anos e meio. O tema do radiodocumentário foi escolhido pelo professor da faculdade e relatamos aquilo que as pesquisas históricas e testemunhas da época nos apontaram. Desconheço o fato de ele ter dito isso, mas se disse mesmo, se autocondenou. O construtor do Titanic teria dito a mesma frase e sabemos o que ocorreu.


Folha – Já enfrentou preconceito na sua profissão por ser evangélica?

Tatiana Vasco: Não. Nem na profissão nem em nenhuma situação. Falo em Deus com uma convicção, que ninguém nunca se atreveu a me dizer nada. Acho que temos que nos posicionar e Deus nos honra. Se ficarmos com vergonha ou medo o inimigo usa essa porta e acabamos entristecendo a Deus.



Folha – Em meios às dificuldades onde está Deus?

Tatiana Vasco: Carregando-nos pela mão, dizendo: “Não temas, porque Eu sou contigo, não te assombres, Sou teu Deus, te fortaleço”.

Folha - Como você vê as igrejas de hoje, quais os pontos positivos e os negativos?

Tatiana Vasco: O ponto positivo é sempre a propagação do Evangelho, a pregação da Palavra. O que considero negativo é que juntamente com esse “boom” evangélico há muitos falsos profetas aproveitadores, que usam a Palavra de Deus no maior descaramento para obter lucros. Aqui no RS tem uma igreja onde o dirigente diz aos seus fiéis que “o dízimo é a maior mentira do diabo” e que para os cristãos terem prosperidade têm que “fazer sacrifícios” (palavras dele) acima de R$ 1500,00. Essa blasfêmia acaba escandalizando a igreja de Cristo, pois quem não é evangélico acaba julgando todos os cristãos por causa da heresia de alguns. Nessas “igrejas” os irmãos acabam tendo uma visão distorcida do que é servir a Cristo. Acabam se importando somente com os valores materiais e com o próprio umbigo. Presenciei um membro da igreja que citei dizer, em relação a um irmão que estava precisando de ajuda: “quero mais é que se ferrem, eu só estou preocupado com a prosperidade que Deus tem para minha vida”. Isso é muito triste. Não podemos obter as bênçãos de Deus sem obedecer a seus mandamentos, neste caso, o de amar ao próximo.

Folha – Mês de maio é o mês das mães, o que você tem a dizer para as mães que estão sofrendo com seus filhos às vezes nas drogas ou na prostituição?

Tatiana Vasco: Se forem cristãs digo que não desistam. Jejuem, orem e confiem em Deus, pois Ele é fiel e cumpre todas as Suas promessas. Às vezes parece demorar, mas temos que confiar no tempo de Deus, principalmente quando Ele parece se calar, pois é nesse momento em que está peleando por nós. Para as mães que não são cristãs digo: entreguem suas vidas a Jesus, pois somente Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, principalmente se seus filhos forem pequenos, pois terão a oportunidade de criá-los de acordo com a Palavra de Deus. Eu só conheci Jesus com 28 anos de idade, mas graças a Deus meu filho está sendo criado na Palavra e terá a oportunidade desde pequeno de ter uma vida abençoada de acordo com a vontade do Pai. “Ensina a criança no caminho que deve andar e quando crescer não se desviará dele” (PR 22:6). Para todas digo que não se condenem, orem pelos seus filhos, pois Deus sempre escuta nossas orações, principalmente as vindas do coração de uma mãe.

Folha - Você gostaria de acrescentar a essa matéria algum assunto que por acaso não lhe foi perguntado?

Tatiana Vasco: Sim, tem algo que tenho observado que me entristece muito. Está faltando união no meio evangélico. Tenho visto as diferentes denominações se degladiando e esquecendo que, embora tenham algumas divergências de usos e costumes, são irmãs em Cristo, pregam o mesmo Evangelho e visam o mesmo objetivo que é a Salvação em Jesus. Acho muito triste quando vejo uma criticando à outra. Vejo pastores com ciúmes de membros que vão para outra denominação, como se Jesus só estivesse dentro da sua. Não existe denominação perfeita e a verdadeira igreja é a de Cristo, sem placas ou bandeiras. Por isso, grandes líderes, parem e repensem suas atitudes e antes de criticar os irmãos se perguntem o que Jesus faria se estivesse em seus lugares. Eu, por exemplo, congrego no ministério do R. R. Soares e não perco um evento nem programa de televisão do pastor Silas Malafaia, pois independente de denominações são homens de Deus. Só me recuso a ouvir quem não está de acordo com as Escrituras.

Folha - Qual é o melhor time do Brasil? Ou melhor, qual é o time campeão de tudo? Rsrsrs

Tatiana Vasco: O Sport Clube Internacional, de Porto Alegre. Só não é campeão da “segundona”, mas esse título deixa para o rival se gabar sozinho. (risos).


Folha - Nós agradecemos essa fantástica e abençoadora entrevista e cremos que Deus nos usa para edificar e capacitar àqueles que são de Deus e trazer aqueles que ainda não conhece o amor que Cristo tem por nós, muito obrigado Tatiana que Deus possa te abençoar nessa caminha com Cristo e que possa ganhar muitas almas para o Reino do Senhor.

Tatiana Vasco: Eu que agradeço o privilégio de poder responder a essa entrevista falando um pouco do Reino de Deus, usando mais um canal para divulgar Seu Evangelho e espero que muitas almas possam ser alcançadas e conquistadas para o Senhor Jesus. Que Deus abençoe esse nobre irmão, esse veículo online de comunicação e todos os seus funcionários, para que este espaço continue levando o Evangelho a toda criatura, como Ele ordenou.

Folha – Tatiana deixe uma mensagem ou um versículo para o leitor de Rondônia, se a querida irmã quiser deixar o seu endereço na internet, fique a vontade.

Tatiana Vasco: Vou deixar uma passagem bíblica e um trecho de uma música que gosto muito para que o povo de Rondônia medite:

“Não temas, porque Eu sou contigo, não te assombres, Sou teu Deus, te fortaleço e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Eis que envergonhados e confundidos serão os que se indignarem contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contenderem contigo perecerão. (...) Porque Eu, o Senhor Teu Deus, te tomo pela Minha mão direita e te digo: não temas, que Eu te ajudo”. (Isaías 41:10-11,13).

“Pra você vencer Eu faço tudo que quiser, Mando acontecer quantos milagres precisar, pra te socorrer Eu paro o vento e aquieto o mar, por amar você Eu vou correndo te encontrar. Pra você vencer Eu vou pra guerra do Seu lado, Eu estou contigo, pode crer, estás bem guardado, pra te socorrer Eu venço qualquer inimigo, quem mexer com você tem que lutar Comigo” (Pra você vencer – Mara Lima).

Quem quiser conhecer meu blog cristão e ler meus outros testemunhos pode acessar www.opiniaodefe.blogspot.com

Que Deus derrame chuva de bênçãos sobre os rondonienses. Profetizem: O Brasil é do Senhor Jesus!!!


Respostas Rapidinhas:

Família: tesouro
Livro predileto: a Bíblia
Uma cor: preto
Igreja: de Cristo
Ministério: Família e Evangelismo
Dinheiro: Queria que não existisse
Um lugar: Rio Grande do Sul
Um Pastor: Silas Malafaia
Um nome: Emmanuel
Deus: vida

3 comentários:

  1. Espíritas não pedem nada aos espíritos, mas a Deus. E não existe Kardecismo, mas espiritismo.

    ResponderExcluir
  2. O próprio versículo e condenável é um Deus diferente do que eu conheço Deus não reduz ninguém a nada parece mais um homem comum que luta mata e humilha deixou a doutrina espírita pra crer neste Deus o senhor dos exércitos é seu Deus engraçado que muitas pessoas acham que a bíblia é um livro que desceu do céu pronto que não eram vários livros escritos por pessoas diferentes umas das outras com crenças diferentes o Deus de Isaías e bem diferente do de Cristo

    ResponderExcluir
  3. O próprio versículo e condenável é um Deus diferente do que eu conheço Deus não reduz ninguém a nada parece mais um homem comum que luta mata e humilha deixou a doutrina espírita pra crer neste Deus o senhor dos exércitos é seu Deus engraçado que muitas pessoas acham que a bíblia é um livro que desceu do céu pronto que não eram vários livros escritos por pessoas diferentes umas das outras com crenças diferentes o Deus de Isaías e bem diferente do de Cristo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails