"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 4 de maio de 2010


OS QUATRO EVANGELHOS DO NOVO TESTAMENTO

São Quatro Evangelhos do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João.

1. Porque são quatro Evangelhos e não somente um? Todos quatro são sobre a mesma pessoa (Jesus Cristo), então porque são quatro?

Esta pessoa (Jesus Cristo) tem importância suprema e só um Evangelho não dá para contar a Sua excelência, grandeza e magnificência. Também mostra a inspiração divina da Palavra de Deus porque tudo combina e concorda. Outros homens (descrentes e crentes, judeus e gentios) escreveram sobre a vida de Cristo, mas Deus somente inspirou divinamente estes quatro para relatar a vida de Cristo (Lucas 1:1-4).

Estes quatro livros são cem por cento verdade e de confiança, o único relato da vida dEle que é, porque são inspirados pelo Espírito Santo (II Pedro 1:20-21). Os quatro Evangelhos tem diferenças, semelhanças e informação adicional e suplementar; mas, todos estão contando a mesma história da mesma pessoa (Jesus Cristo). Cada um fala de Cristo segundo ao seu próprio tema. Assim temos um retrato mais completo do nosso Salvador maravilhoso.

2. Os Temas e As Datas dos Evangelhos.

Mateus. 40-55 d. C. O Messias como o Rei de Israel (autoridade). 1:1. 16:16-19. 28:18-20.

Marcos. 57-63 d. C. Cristo como o Servo de Deus. 10:45.

Lucas. 63 d. C. Cristo como o Filho do Homem. A frase chave; "Filho do Homem." 19:10

João. 90 d. C. Cristo como Deus e o Filho de Deus. 1:1-4. 20:31.

3. A Ordem dos Evangelhos. É só por acaso que foram escritos nesta ordem certa e fixa de Mateus, Marcos, Lucas e João? A ordem escrita dos Evangelhos é divina e tem propósito e desenho divinos.

Mateus faz conexão com o Velho Testamento (as Escrituras Hebraicas). Mateus revela o Messias-Rei prometido do Velho Testamento aos Judeus. O Novo Testamento é o cumprimento do Velho - nota logo no começo do Novo Testamento que diz (Mateus 1:22).

O primeiro livro do Novo Testamento manifesta o Messias-Rei prometido do Velho Testamento. É por isso Deus diz em Mateus: "Este é o meu amado Filho em quem me comprazo: escutai-o" (17:5).

Marcos representa o Messias como o Servo Fiel e Obediente de Deus. Marcos é um Judeu-Gentio (João Marcos) que faz conexão com o judeu e o gentio.

Lucas diz que o Messias é o Filho do Homem. Lucas era um médico e um gentio.

João declara que o Messias é o Filho de Deus eterno.

Dá para ver que a verdade falada nos quatro Evangelhos é progressiva, metódica e ordenada. Pode ser outra ordem dos Evangelhos do Novo Testamento? Não, somente esta dá.

4. Os Evangelhos Sinópticos e João.
Mateus, Marcos e Lucas são chamados os Evangelhos Sinópticos porque falam mais ou menos os mesmos acontecimentos da vida de Cristo.

João foi escrito alguns anos depois dos outros e relata matéria que os outros não relatam. Observa as seguintes coisas:

Os Evangelhos Sinópticos - O Evangelho de João

Os Fatos Públicos da Vida de Cristo - Os Fatos Íntimos da Vida de Cristo

Os Aspectos Humanos da Vida de Cristo - Os Aspectos Divinos da Vida de Cristo

Os Discursos Públicos da Vida de Cristo - Os Discursos Particulares da Vida de Cristo

O Ministério Galileu de Cristo - O Ministério Judeu de Cristo

5. Outra Diferença que combina com o tema de cada um dos Evangelhos; as Genealogias.
Mateus - O Evangelho do Messias-Rei de Israel começa com Abraão e faz conexão com Davi o rei e termina com José. Esta genealogia é através de José. Mostra que Jesus é o Messias prometido dos Judeus que assentará-se no trono de Davi como o Rei dos reis da terra no fim.

Marcos - Não tem genealogia porque não é necessário dar os antepassados de um servo, mas só de um rei.

Lucas - Esta genealogia é através de Maria. Começa com o sogro de José (e passa logo para a genealogia de Maria), e termina com Adão, porque Ele é representado em Lucas como o Filho do Homem.

João começa logo dizendo que Jesus Cristo é Deus (Jeová), o Filho Eterno de Deus conforme ao seu tema.

6. Os Começos e Os Fins dos Evangelhos.

Mateus - O Evangelho do Messias-Rei começa dizendo que Ele é o Messias prometido a Abraão que assentará-se no trono de Davi: e termina com a Sua ressurreição, a prova certa e absoluta de tudo isto.

Marcos - O Evangelho do Servo Fiel e Obediente de Deus começa contar logo a história do serviço da vida do Servo fiel, obediente e divino: e termina com este Servo exaltado no céu.

Lucas - O Evangelho do Filho do Homem começa contando a história do homem perfeito chamado Jesus: e termina com este Homem subindo para Deus nos céus.

João - O Evangelho do Filho de Deus começa com o fato que Ele é Deus: e termina com a promessa da Sua vinda gloriosa e poderosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails