"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Uma Mulher Chamada Ana


Domingo já é dia das Mães, esse blog de hoje até domingo vai trazer mensagens só de mulheres da biblia, amém?

Hoje vamos falar de uma mulher chamada Ana.

Ana era esposa de Elcana, apesar de muito amada pelo seu esposo em receber dele a melhor porção (1Sm 1.5), Ana sofria muito com a impossibilidade de gerar filhos . E certamente ela vivia uma situação de desigualdade diante das outras mulheres de sua época.

A esterilidade, nos dias de Ana tornava uma mulher rejeita pela sociedade, levando algumas até mesmo desejarem a morte, como no caso de Raquel esposa de Jacó (Gn 30.1).O relatório bíblico afirma que Ana sofria por sua situação E sua competidora excessivamente a irritava para aborrecer: porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre (1Sm 1.6).

A cada ano, ao ir a Siló, a casa de Deus, Ana era ridicularizada por sua rival Penina a ponto até de perder o apetite de comer. Mas Deus contemplava a angustia ...o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5). Elcana via toda a situação, e se condoía por Ana, mas nada podia fazer Então Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? e porque não comes e por que está triste o teu coração (1Sm1.8) . Ana era uma mulher de lágrimas diante de Deus e, Deus a contemplava. Ana depositou no Altar de Deus a sua petição com a frase mais comovente para Deus, suas ?lágrimas?, Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito, (1Sm 1.10).

Ela colocou no Senhor o que havia em seu coração,: ...e fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida... (1Sm1.11). O voto de Ana demonstra toda sua fidelidade e gratidão a Deus, pois ela disse que daria seu filho a Deus em forma de agradecimento. Além disso seu filho seria nazireu, segundo a lei (Nm 6.1-21). A atitude de Ana nos da a grande lição de sermos grato a Deus em tudo e por tudo. Depois de ter explicado a sua angústia da alma, Ana foi abençoada por Eli o sacerdote que, antes a interpretara mal, pelo que Eli a teve por embriagada, e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. mas depois ?Vai-te em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste? (1Sm 1.13;14 -17).

E Deus assim fez. É como dizem os Teólogos: Achamos um ponto fraco em Deus, o Todo Poderoso. Sabe qual é ? O seu coração quebrantado minha irmã, meu irmão. É o seu coração quebrantado move as mãos de Deus. O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Sl 51.17). Ana se sentiu tão grata a Deus que, ela deixou a casa de Deus diferente da forma que entrou, Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi o seu caminho, e comeu, e já não era triste o seu semblante. (1Sm 1.18). Em fim nasce o seu filho Samuel que significa ouvir de Deus, de modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. (1Sm 1.20). Era o desejo de Ana agora cumprir seu voto, mas como uma mãe cuidadosa, ela esperou por todo o período de amamentação para que Samuel pudesse viver no templo. Quando o menino for desmamado, então levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre. (1Sm 1.22), e assim fez Depois de o ter desmamado, ela o tomou consigo, com um novilho de três anos, uma efa de farinha e um odre de vinho, e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muito criança.

Então imolaram o novilho, e trouxeram o menino a Eli; e disse ela: Ah, meu Senhor! tão certamente como vive a tua alma, meu Senhor, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor. Por este menino orava eu, e o Senhor atendeu a petição que eu lhe fiz. Por isso eu também o entreguei ao Senhor; por todos os dias que viverem, ao Senhor está entregue. E adoraram ali ao Senhor. ( 1Sm 24-28). Que exemplo este de Ana para nós. Deus lhe concebeu o dom de ser mãe e ela agora volta e agradece ao Deus de sua benção entregando o próprio filho ao Senhor. Da mesma forma que Miriam (ex 15.21-22), Débora (Jz 5), ela agora louva ao Deus de sua vida (1Sm 2). Nosso Deus é digno de toda honra , todo louvor , pois demonstrou para a humanidade inteira o seu infinito amor, entregando seu filho por amor de nós. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.(Jo 3.16).

Verdadeiramente ele é digno das mais completas demonstrações de gratidão. Esse é nosso Deus A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. (Cl 3.16). Não seje igual aos nove leprosos que nem deram importância ao Deus de sua bênção. Volte e louve a Deus de todo o seu coração. Faça como aquele que voltou e recebeu mais que a sua cura. A palavra de Salvação.

Em tudo, daí graças, por que esta é à vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco. ( 1Ts 5.18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails