"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Crescendo na Sombra



–por Dennis Allan

Eu sou um jardineiro amador – muito amador! Gosto de plantas bonitas, mas sei muito pouco sobre o cultivo delas. Mesmo assim, quando eu passo, algumas vezes por ano, na cidade de Holambra, no interior de São Paulo, compro algumas para trazer para casa. Apesar da minha falta de habilidade, algumas delas sobrevivem e prosperam.

Faz alguns meses que comprei duas aglaonemas. Uma delas está num vaso dentro de casa, e continua bonita. Plantei a outra no pequeno jardim na frente da nossa casa e, em poucas semanas, ela estava quase morta. O sol batia, a cadela passava correndo, as folhas caíam quebradas. Resolvi plantar um cróton do lado dela, achando que a primeira planta ia morrer e que precisaria de outra para preencher o espaço. Quase arranquei a primeira, mas decidi deixá-la para morrer naturalmente.

Mas ela não morreu! Na sombra e proteção da planta mais forte do lado, ela recuperou as suas folhas e começou a crescer. Agora, ao invés de uma planta bonita naquele canto, tenho duas, uma maior do que a outra. São diferentes, mas combinam.

Estas duas plantas servem para ilustrar muitos relacionamentos bem-sucedidos. Quando uma mulher procura viver independente de seu marido, ela sofre todos os efeitos da natureza de um mundo pouco acolhedor. Mas quando trabalha em parceria com o marido, até mesmo na proteção e sombra que ele oferece, ela cresce e floresce (Efésios 5:22-33; 1 Pedro 3:1-7). Quando um filho reluta contra a autoridade dos pais, geralmente fica desprotegido num mundo cheio de pessoas prontas a devorar jovens ingênuos.

Os jovens que seguem as orientações de Deus, respeitando e obedecendo aos pais, recebem apóio importante para enfrentar os desafios da vida (Efésios 6:1-3). Quando cristãos menosprezam os presbíteros que guiam a congregação, recusam a ajuda que Deus oferece através desses irmãos experientes e dedicados e desrespeitam a palavra do Senhor (Hebreus 13:17). Mas quando apreciam a orientação e o exemplo desses guias, tendem a prosperar espiritualmente.

Quando Deus coloca alguém na nossa vida para nos proteger, devemos aproveitar a oportunidade e crescer na sombra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails