"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia - 12


O EVANGELHO DE LUCAS

O Evangelho de Lucas apresenta Jesus não somente como o Messias prometido por Deus ao povo de Israel, mas também como o Salvador de toda a humanidade. Por isso a lista dos antepassados de Jesus vai até Adão, "filho de Deus" (3.23-38).
Logo no começo o autor diz por que motivo escreveu "a história das coisas que aconteceram entre nós" (1.1-4). Por essa razão ele dá importância ao nascimento e infância não só de Jesus como também de João Batista, aquele que veio antes de Jesus para anunciar a sua chegada.

Seguindo a mesma ordem em que os fatos aparecem no Evangelho de Marcos, o autor conta o trabalho de João Batista e o batismo e a tentação de Jesus. Em seguida, vem o trabalho de Jesus na Galiléia, onde ele ensina multidões, faz milagres, cura doentes e expulsa demônios. Este Evangelho salienta o amor de Jesus pelos pobres e
oprimidos, a gente humilde e desprezada.

Na casa de oração de Nazaré, no começo do seu trabalho na Galiléia, Jesus lê o texto de Isaías 61.1-2, que fala do Servo que Deus enviou para cuidar dos pobres, dos presos, dos cegos, dos maltratados. Por isso neste Evangelho aparecem os samaritanos, que eram desprezados pelos judeus; aparecem também cobradores de impostos, mulheres, crianças, viúvas, prostitutas. Aqui se encontram também algumas comparações feitas por Jesus que não aparecem nos outros Evangelhos, como, por exemplo, a do filho perdido, a do bom samaritano, a do rico tolo, a do rico e Lázaro. E há belas canções e orações de louvor, como as de Maria (1.46-55), de Zacarias (1.67-79) e de Simeão (2.28-32), que enfeitam este Evangelho e lhe dão uma beleza fora do comum.

O Evangelho de Lucas começa no Templo de Jerusalém, onde o anjo de Deus anuncia ao sacerdote Zacarias que ele e Isabel, a sua mulher, vão ter um filho (1.5-22), e termina também no Templo, onde os seguidores de Jesus passam o tempo todo louvando a Deus (24.53).

Esboço:

Apresentação - 1.1-4
Nascimento e infância de João Batista e de Jesus - 1.5-2.52
O trabalho de João Batista - 3.1-20
O batismo e a tentação de Jesus - 3.21-4.13
O trabalho de Jesus na Galiléia - 4.14-9.50
Da Galiléia até Jerusalém - 9.51-19.27
A última semana de Jesus em Jerusalém - 19.28-23.56

O EVANGELHO DE JOÃO


O Evangelho de João é diferente dos outros. Neste Evangelho Jesus é apresentado como a Palavra de Deus, o Verbo divino, que existiu desde a eternidade com Deus e que se fez um ser humano, mostrando assim o amor e a verdade de Deus. O autor diz que o propósito deste Evangelho é fazer que os leitores creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e que, por meio desta fé, tenham vida (20.31).

Na primeira parte do livro o autor trata principalmente dos milagres que fez. Esses milagres são sinais, isto é, eles mostram quem Jesus é e a razão por que ele veio ao mundo. O maior desses milagres é a ressurreição de Lázaro, pela qual Jesus mostra que ele é a ressurreição e a vida. Outros milagres demonstram que Jesus é o pão da vida, é a luz do mundo, é aquele que dá vida às pessoas e provam que ele recebeu autoridade de Deus para julgar todos os seres humanos.

A segunda parte deste Evangelho fala da ligação que existe entre Jesus e seus seguidores. Fala também dos ensinamentos que ele lhes deu e da promessa de que, depois que ele fosse embora, viria o Espírito Santo para ensinar-lhes toda a verdade a respeito de Jesus.

Esboço:

Introdução - 1.1-18

João Batista e os primeiros discípulos de Jesus - 1.19-51
O trabalho de Jesus na Galiléia e na Judéia - caps. 2-12
A última semana de Jesus em Jerusalém - caps. 13-19

ATOS DOS APÓSTOLOS

Atos dos Apóstolos é o livro que continua a história de Jesus e da Boa-Notícia do Evangelho, história esta que começa no Evangelho de Lucas. O autor conta como a mensagem de Cristo foi anunciada "em Jerusalém como em toda a região da Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra" (1.8).

Começando na terra dos judeus, o evangelho chega até Roma, a capital do império romano, tornando-se uma religião para o mundo inteiro, pois Jesus Cristo é o Salvador e Senhor de todos.

Neste livro destacam-se duas pessoas: os apóstolos Pedro e Paulo. Pedro o trabalho cristão em Jerusalém e na Samaria (1.12-8.25) e também em Lida, Jope e Cesaréia (9.32-11.18). Do capítulo 13 em diante o livro fala especialmente de Paulo e das suas muitas viagens pelo império romano. Outros líderes são Estêvão, o primeiro mártir cristão; Filipe, que anunciou a Boa-Notícia ao oficial etíope; Barnabé, Timóteo e Silas, companheiros de Paulo; e Lídia, da cidade de Filipos.

Mas o papel principal é do Espírito Santo, pois é ele quem guia e os seguidores de Cristo nos trabalhos das igrejas e no serviço de anunciar a Boa-Notícia do Evangelho pelo mundo inteiro.

Esboço:

O começo da Igreja cristã - 1.1-2.42
1. A última aparição de Jesus e a sua ascensão - 1.1-11
2. A escolha do substituto de Judas - 1.12-26
3. A vinda do Espírito Santo - 2.1-42
O evangelho anunciado em Jerusalém - 2.43-8.3
O evangelho anunciado no resto do país e na Síria - 8.4-12.25
O trabalho missionário de Paulo - caps. 13-28
1. A primeira viagem missionária - caps. 13-14
2. A reunião em Jerusalém - 15.1-35
3. A segunda viagem missionária - 15.36-18.22
4. A terceira viagem missionária - 18.23-21.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails