"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 10 de julho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia - 17


CARTA AOS HEBREUS

Os cristãos a quem este livro foi escrito eram de origem judaica, e é por isso que o livro é chamado de Carta aos Hebreus. Eles estavam sendo perseguidos e poderiam abandonar a fé cristã e voltar à religião dos seus antepassados.
O livro parece mais um discurso ou um sermão do que uma carta; o autor não diz quem é nem diz a quem está escrevendo. Só no fim do livro é que aparecem umas poucas referências a pessoas (13.22-24). Ninguém sabe com certeza quem escreveu este belo sermão.

O autor deste livro procura provar aos leitores que é por meio de Jesus que Deus envia a mensagem mais perfeita a respeito de si mesmo: Jesus é a revelação completa e eterna de Deus. Ele é o Filho de Deus, superior aos profetas do Antigo Testamento, aos anjos e a Moisés e Josué. Ele é o eterno Grande Sacerdote que se oferece a si mesmo como sacrifício perfeito a Deus a fim de tirar os pecados da humanidade. É por meio dele que Deus faz o novo e perfeito acordo com o seu povo. E é por meio de
Jesus Cristo que se consegue a salvação eterna.

No capítulo 11 o autor cita os nomes dos heróis da fé, as personagens do Antigo Testamento que continuaram firmes na sua fé em Deus mesmo tendo de enfrentar derrotas, perseguições e martírio. Recomenda, pois, que os leitores prestem atenção e não se desviem do caminho da fé, mas prossigam firmes até o fim.
Depois de vários conselhos, o autor termina com uma oração e saudações pessoais.

Esboço:

Introdução: Jesus Cristo, a mais perfeita revelação de Deus - 1.1-3
Cristo é superior aos anjos - 1.4-2.18
Cristo é superior a Moisés e Josué - 3.1-4.13
Cristo, o Grande Sacerdote eterno - 4.14-7.28
O acordo feito por meio de Cristo é superior - 8.1-9.22
O sacrifício de Cristo é superior - 9.23-10.39
Os heróis da fé - cap. 11
Conselhos - cap. 12
Como agradar a Deus - 13.1-19

CARTA DE TIAGO

A Carta de Tiago foi escrita a todos os cristãos do seu tempo e trata de assuntos práticos da vida cristã. O autor fala de pobreza e riqueza; tentação; preconceito; maneira de viver; o falar; o agir, o criticar; orgulho e humildade; paciência, oração e fé.

Ele põe acima de tudo a necessidade de não somente crer como também agir. Não adianta nada alguém dizer que tem fé se não provar por meio das suas ações que a sua fé é viva e verdadeira. "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ação está morta" (2.26). A verdadeira fé cristã se manifesta em ações cristãs.

O autor chama a si mesmo de "mestre" (3.1), e este livro tem belas para todos os seguidores de Cristo. Com clareza e vigor Tiago nos ensina como devemos agir e viver, se é que queremos ser cristãos.

Esboço:
Introdução - 1.1
Fé e sabedoria - 1.2-8
Pobreza e riqueza - 1.9-11
Provas e tentações - 1.12-18
Ouvir e fazer - 1.19-27
Tratamento igual para todos - 2.1-13
Fé e ação - 2.14-26
Dominar a língua - 3.1-12
A verdadeira sabedoria - 3.13-18
O cristão e o mundo - 4.1-5.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails