"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 6 de julho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia - 13


CARTA DE PAULO AOS ROMANOS

O apóstolo Paulo procurou anunciar a Boa-Notícia de salvação por todo o império romano. Por isso ele fez planos para visitar Roma, a capital do império, onde já havia uma igreja cristã. Dali ele pretendia seguir até a Espanha e esperava que os cristãos de Roma o ajudassem naquela viagem (15.22-24).

Paulo queria que eles ficassem sabendo como é que ele entendia a mensagem a respeito de Jesus Cristo. Na Carta aos Romanos aparece a mais completa e ordenada apresentação da mensagem de Paulo. Depois de saudar os leitores e falar do seu grande desejo de conhecê-los pessoalmente, Paulo anuncia a doutrina básica: o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todos os que o aceitam, pois "o Evangelho mostra que Deus nos aceita por meio da fé, do começo ao fim" (1.16-17).

Na primeira parte da sua carta (1.18-11.36), Paulo mostra que todos, judeus não-judeus, precisam da salvação, pois todos pecaram e estão afastados de Deus.
Depois Paulo mostra como Deus, por causa do seu grande amor, salva as pessoas que crêem em Jesus Cristo. Essas pessoas, libertadas do poder do pecado, agora têm uma vida nova, uma vida de paz com Deus e com os seus semelhantes.

Numa das mais bonitas passagens escritas por Paulo (cap. 8), ele descreve como é a vida que é governada pelo Espírito Santo e como é forte o amor de Deus, amor que é nosso por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor. Depois Paulo procura explicar a parte que cabe aos judeus e aos não-judeus no plano divino de salvação da humanidade.
Na segunda parte da carta, Paulo mostra como os cristãos devem tratar uns outros e quais são os seus deveres para com as autoridades. A carta termina com uma série de saudações pessoais e uma oração de louvor a Deus.

Esboço:

Introdução - 1.1-17
A humanidade precisa de salvação - 1.18-3.20
Como Deus salva as pessoas - 3.21-4.25
A nova vida em união com Cristo - caps. 5-8
O povo de Israel no plano de Deus - caps. 9-11
A vida cristã - 12.1-15.13

PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS

Paulo escreveu esta carta aos cristãos da cidade de Corinto a fim de tratar vários e sérios problemas que tinham aparecido na igreja. O próprio Paulo havia fundado a Igreja de Corinto na sua segunda viagem missionária, quando passou dezoito meses naquela cidade (Atos 18.1-18). Os problemas eram a respeito de doutrinas e da vida cristã. A igreja tinha se dividido em vários grupos, e Paulo procura levá-los a resolver as suas diferenças e voltarem a ser unidos, como uma igreja de Cristo deve ser.

Os cristãos de Corinto haviam escrito a Paulo, pedindo a sua opinião sobre assuntos, e do capítulo 7 em diante Paulo diz o que pensa a respeito desses assuntos. Uma das questões mais discutidas era a respeito dos dons do Espírito Santo, e nos capítulos 12-14 Paulo trata desse assunto. É nesse contexto que aparece o "hino ao amor" (cap.13), uma das passagens mais conhecidas do livro. O capítulo 15 é uma bela apresentação da doutrina a respeito da ressurreição.

Além de questões a respeito de doutrinas, Paulo se preocupa também com a que ele está conseguindo para levar aos cristãos necessitados da Judéia. O apóstolo termina a carta com saudações pessoais.

Esboço:

Introdução - 1.1-9
Grupos na igreja - 1.10-4.21
Imoralidade e questões sobre o casamento - caps. 5-7
Relação entre cristãos e pagãos - 8.1-11.1
Problemas na igreja - 11.2-14.40
A ressurreição de Cristo e dos que crêem nele - cap. 15
A oferta para os cristãos necessitados da Judéia - 16.1-4

SEGUNDA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS

Paulo escreveu pelo menos quatro cartas aos cristãos de Corinto. Duas delas parte do Novo Testamento. Em 1 Coríntios 5.9-13 Paulo fala de uma carta que ele havia escrito antes de escrever 1 Coríntios; e em 2 Coríntios 2.3 e 7.8 ele faz referência a outra carta, que havia feito os leitores ficarem muito tristes.

As relações entre Paulo e os membros da igreja de Corinto pioraram depois eles receberam a carta de Paulo. Alguns dos elementos mais exaltados de Corinto estavam dizendo que Paulo não era realmente apóstolo e, portanto, não tinha autoridade para resolver os problemas da igreja. Paulo reage com firmeza e, nos capítulos 10-12, ele defende a sua autoridade como verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo.

Paulo trata de outros assuntos da vida cristã, inclusive a nova relação que Deus, por meio de Jesus Cristo, cria com as pessoas. Ele diz: "Deus nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos dá a tarefa de fazer que os outros sejam também amigos dele" (5.18).
Mais uma vez Paulo insiste na necessidade de ajudar os cristãos necessitados da Judéia (caps. 8-9). Apesar das suas palavras duras, Paulo termina a carta com palavras de amor e carinho.

Esboço:

Introdução - 1.1-11
Paulo e a Igreja de Corinto - 1.12-7.16
A oferta para os cristãos necessitados da Judéia - caps. 8-9
Paulo defende a sua autoridade como apóstolo - 10.1-13.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails