"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia - 16


PRIMEIRA CARTA DE PAULO A TIMÓTEO

Timóteo era o colega e auxiliar mais querido do apóstolo Paulo. A mãe dele era uma judia que tinha aceitado a fé cristã, e o pai era grego (Atos 16.1-3). As duas cartas a Timóteo e a carta a Tito são chamadas de "Cartas Pastorais" por tratarem dos deveres dos "pastores" do povo de Deus, isto é, os dirigentes da Igreja.

A Primeira Carta a Timóteo previne o jovem pastor (4.12) contra as doutrinas falsas que estavam sendo espalhadas entre os cristãos. Diziam os falsos mestres (1.3) que era proibido comer certos alimentos e que casar era errado (4.3-5). Essas proibições se baseavam na idéia de que o mundo material é mau e que a salvação se alcança por meio de certas verdades que só alguns poucos privilegiados podem aprender.
Esta carta também ensina aos dirigentes da Igreja a maneira de fazerem o trabalho. E ao próprio Timóteo o apóstolo dá um conselho que serve para todos os seguidores de Jesus Cristo: "Viva uma vida de honestidade, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de humildade. Combata o bom combate da fé e ganhe a vida eterna" (6.11-12).

Esboço:
Introdução - 1.1-2
Instruções sobre a Igreja e os seus dirigentes - 1.3-3.16

SEGUNDA CARTA DE PAULO A TIMÓTEO

A Segunda Carta de Paulo a Timóteo trata principalmente das responsabilidades e dos deveres de Timóteo. O apóstolo sente que a sua vida está chegando ao fim; por isso, com carinho e dedicação, ele dá conselhos ao seu colega e amigo Timóteo para que seja forte na fé e continue sendo um fiel soldado de Jesus Cristo. Ainda mais: que seja zeloso no cumprimento dos seus deveres de dirigente da Igreja "e cumpra completamente o seu dever como servo de Deus" (4.5).

O apóstolo fala da sua própria maneira de viver, da sua fé, do seu amor e da sua perseverança, que devem ser imitados pelo seu jovem colega (3.10-11). Cheio de coragem e confiança, o apóstolo resume assim a sua vida e a sua esperança de servo de Deus: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado a quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz , me dará naquele Dia" (4.7-8).

Esboço:
Introdução - 1.1-2
Conselhos e elogios - 1.3-2.13
Deveres de Timóteo como dirigente da Igreja - 2.14-4.5
A situação do apóstolo - 4.6-18

CARTA DE PAULO A TITO

Tito, um não-judeu que havia se tornado cristão, foi um dos colegas e do apóstolo Paulo no seu trabalho missionário (Gálatas 2.1-3; 2 Coríntios 7.6-16).
Paulo o havia deixado na ilha de Creta a fim de que ele organizasse e dirigisse o trabalho das igrejas dali (Tito 1.5). Na Carta a Tito o apóstolo trata dos deveres e da maneira de agir dos dirigentes das igrejas; fala também das responsabilidades do próprio Tito nas suas relações com os vários grupos de pessoas das igrejas.

O apóstolo recomenda que Tito use a sua autoridade para o bem dos membros das igrejas e que a sua maneira de agir sirva de exemplo para todos (2.7). Diz que a vida cristã se torna possível por causa da bondade e do amor de Deus, que nos salvou "não porque fizemos alguma coisa boa, mas por causa da sua própria misericórdia" (3.5).

Esboço:
Introdução - 1.1-4
Responsabilidades dos dirigentes da Igreja - 1.5-16
Deveres dos vários grupos nas igrejas - cap. 2
Maneira de agir dos cristãos - 3.1-11

CARTA DE PAULO A FILEMOM

Filemom era um cristão importante, provavelmente membro da igreja de Onésimo, que era escravo de Filemom, tinha fugido do seu dono. Não se sabe como ele chegou a conhecer o apóstolo Paulo, mas o certo é que se converteu ouvindo a mensagem do evangelho anunciada pelo apóstolo, que estava na prisão.

Paulo decidiu que Onésimo deveria voltar para o seu dono e por isso escreve a Carta a Filemom a fim de lhe fazer um apelo para que receba Onésimo de volta, não somente como escravo, mas também como um querido irmão em Cristo.
Parece que a Carta aos Colossenses e a Carta a Filemom foram escritas na mesma época e que as duas foram entregues pelo próprio Onésimo.
Esta pequenina carta é um belo exemplo de cortesia e carinho. Paulo não os direitos que as leis daquele tempo davam ao dono de um escravo. Para resolver esta questão de um escravo fugido, Paulo aplica a mais alta lei que existe, a lei do amor cristão.

Esboço:
Introdução - vs. 1-3
Elogios para Filemom - vs. 4-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails