"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Teologia das Epístolas - Tiago/João/


TIAGO

Vida cristã prática

A epístola universal de Tiago aborda o cristianismo de modo prático como nenhum outro texto bíblico. A fé não é desprezada, mas seu valor é condicionado à sua demonstração prática. Tiago mostra que até os demônios têm fé. Entretanto, o cristão deve ter fé e agir de acordo com a mesma. Nisso se manifesta a verdadeira sabedoria. O sábio, segundo Tiago, é aquele que age de modo conveniente no trato com o seu próximo, não fazendo acepção por riquezas mas atendendo os necessitados, principalmente os órfãos e as viúvas.

EPÍSTOLAS DE JOÃO

O amor

João foi o "discípulo amado". Ele era o mais chegado ao Mestre. Ninguém melhor do que ele para falar sobre o amor. E é interessante que ele fala de amor de forma amorosa. De fato, não poderia ser diferente, embora vejamos acontecer diferente em nossos dias. João apresenta, na primeira epístola, o amor como sendo a essência de Deus e o requisito imprescindível na vida do cristão. É de João uma das mais belas declarações teológicas : "Deus é amor". Em contraposição a este amor, João menciona o mundo, suas concupiscências e as ações de Satanás. O amor é fundamental, mas João adverte : "Não ameis o mundo nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."

CONCLUSÃO
Fazendo um paralelo, observamos que a Teologia do Velho Testamento apresenta Deus em sua divina personalidade individual : Deus transcendente. A Teologia dos Evangelhos apresenta Deus se vinculando à natureza humana através da encarnação : Deus presente. A Teologia das epístolas nos apresenta Deus em união com o homem através do significado da obra de Cristo e da presença do Espírito Santo : Deus "envolvente". Paulo diz que estamos em Cristo e que Cristo vive em nós. Enquanto que a encarnação de Cristo foi o ápice da revelação teológica, nossa união com ele é o ápice terreno de toda "experiência teológica".

Anísio Renato de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails