"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Centurião de Cafarnaum



O centurião era um homem que tinha muita fé. A ele bastava a palavra de Jesus de que curaria seu criado. Nem precisava da visita do Mestre.

Logo ao entrar na cidade de Cafarnaum, aproximou-se de Jesus um centurião, implorando:

- Senhor, meu criado jaz em casa paralítico, e em terrível sofrimento.

Antes de prosseguir esta passagem bíblica, vamos entender o que é centurião.

Conforme o Dicionário Aurélio diz:

Centurião é o nome dado ao comandante de uma centúria, na milícia romana.

Centúria, por sua vez, é uma das divisões políticas dos romanos, formada por 100 cidadãos. Mas pode ser também uma companhia formada por 100 soldados. Portanto, o centurião que vai pedir ajuda ao Senhor Jesus é um comandante de uma milícia romana, de 100 soldados.

Pois bem, voltemos a nossa narrativa:

Após ouvir o pedido do centurião, Jesus lhe prometeu:

- Eu irei curá-lo.

Entretanto, numa demonstração de humildade, diante da suprema autoridade de Jesus, o centurião lhe respondeu:

- Senhor, não sou digno de receber-te sob o meu teto, mas dize somente uma palavra e o meu criado ficará são.

Antes mesmo de Jesus responder, numa clara demonstração de fé, o centurião continuou:

- Pois eu também sou homem sob autoridade, tenho soldados as minhas ordens. Digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem. Digo ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.

Jesus ouviu essas palavras com muita atenção e admirou-se da demonstração de fé daquele homem. Por isso, disse aos que o seguiam:

- Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus.

Mas os filhos do reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá prantos e ranger de dentes.

Jesus disse aos seus seguidores todas essas palavras, como um alerta para os que ouvem as lições, mas não as aplicam no seu dia a dia.

Em seguida, disse Jesus ao centurião:

- Vai! E seja feito conforme a tua fé.

Naquela mesma hora o criado do centurião ficou curado.

Mateus 8.5-13

Lucas 7.1-10

Essa passagem bíblica nos mostra claramente que se tivermos fé e acreditarmos que acontecerá aquilo que queremos, desde que seja possível, será feito.

Infelizmente, na hora do desespero nos desviamos da Palavra de Deus. Chegamos a duvidar de que Ele cumpre o que promete.

http://contosbiblicos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails