"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Estudos sobre o Rio Eufrates, localizado na Ásia



Rio Eufrates se localiza no sudoeste da Ásia. Nasce a leste da Turquia central e é formado pela confluência de dois rios: o Rio Karasu (Eufrates Ocidental) e o Rio Murat (Eufrates Oriental).
Ele corre em direção ao sudeste, sudoeste e sul da Turquia. E depois segue seu percurso em direção ao sudeste da Síria. Continua seu caminho até alcançar o Iraque, para mais tarde desembocar no Golfo Pérsico.
Ao longo de sua extensão o Rio Eufrates alcança 2.735 quilômetros de comprimento. No entanto, conforme vimos no post sobre o Rio Tibre e o Rio Tigre, o Rio Eufrates se junta ao Rio Tigre. E os dois juntos formam o grande Rio Shatt-al-Arab. É com esse nome que os dois rios atravessam o Iraque. Porém, depois se separam novamente em dois rios e desembocam no Golfo Pérsico.
O Golfo Pérsico, por sua vez, é formado pelo Mar da Arábia.
O Rio Eufrates aparece muito nos compêndios de História Geral, assim como também o Rio Tigre. Ele desempenhou uma função muito importante no sistema de irrigação da antiga Mesopotâmia.

O rio é navegável apenas em alguns trechos

Num trecho compreendido entre seu longo percurso, a saber 725 quilômetros, o Rio Eufrates é navegável por barcos de pouca tonelagem. Isto é, barcos de pequenas dimensões, que transportam poucas cargas.

Algumas eclusas e canais

Algumas eclusas e canais foram construídos ao longo de seu percurso pelos homens. Nesses trechos o nível da água é maior que em outros trechos do percurso.

Cidades antigas nas margens do rio

Foi exatamente no vale formado entre os Rios Tigre e Eufrates que surgiram diversas civilizações antigas, algumas das quais estudamos em História Geral: Assíria, Babilônia e Suméria. Em suas margens foram também construídas as conhecidas cidades que estudamos na Bíblia: Babilônia e Ur.
Crédito da imagem: http://www.imageafter.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails