"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Entrevista Pastor Leosmar



Na noite de 31 de julho de 1903, um grupo de sete pastores e 11 presbíteros deixou a reunião do Sínodo (da então Igreja Presbiteriana do Brasil), liderados pelo Rev. Eduardo Carlos Pereira, para fundar a "EGREJA PRESBYTERIANA INDEPENDENTE BRAZILEIRA", segundo a ortografia da época. No dia seguinte, 01 de agosto, organizou-a oficialmente em "Presbitério Independente". Outros seis pastores foram arrolados entre os fundadores da Igreja, Alfredo Borges Teixeira, Bento Ferraz, Caetano N.Junior, Ernesto Luiz de Oliveira, Otoniel Mota, Vicente T. Lessa (ficaram conhecidos como "fundadores do dia seguinte").
O nosso entrevistado da semana é o Pastor Leosmar ele é Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil em Pimenta Bueno - RO.

Folha – Pastor Leosmar fale um pouco de sua família (cidade, casado, filhos quando chegou a Pimenta Bueno).
Pr. Leosmar: Bem sou Leosmar Ferreira de Araújo, bacharel em teologia formado pelo Seminário Teológico Reverendo Antonio de Godoy Sobrinho em Brasília, Ordenado ao sagrado ministério em 2009, no período de licenciatura atuava como pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana Independente de Rio Verde-GO minha Cidade natal. Sou casado com Marinalva Nogueira Costa Araújo,Temos quatro filhos:Guilherme, Maykol, Mychel e Mayara.Venho de uma família de dez irmãos sendo um já falecido sou órfão de mãe deixou esta vida no ano de 2004,sou de uma família de classe baixa mas de pessoas simples e honesta. Deixamos nossos familiares em Rio verde-GO e Chegamos a Pimenta Bueno em janeiro deste ano para assumirmos o Ministério pastoral da Igreja que é a Primeira presbiteriana independente do estado de Rondônia.

Folha – Nasceu em berço evangélico ou como aconteceu sua conversão?
Pr. Leosmar: Venho de família católica não praticante, com alguns irmãos convertidos ao evangelho devido à propagação deste, tendo ainda muitos para ser alcançada, minha mãe ouviu o chamado de Deus e se converteu no leito de enfermidade e meu pai é um simpatizante do evangelho. Minha conversão ao evangelho aconteceu no ano de 1994, quando Deus me chamou para caminhar com Ele. Senti a necessidade de uma mudança de vida, quando irmãs da ação social da IPI de Rio Verde foram usadas por Deus para despertar em mim a necessidade de arrependimento e reconhecer a dependência do Deus que era capaz de me aceitar mesmo sendo eu um ser cheio de imperfeições.

Folha – Quando recebeu o chamado para ser Pastor? Como Foi?
Pr. Leosmar: Desde que Jesus me converteu, sempre fui ativo nos trabalhos da igreja. Deus me deu a capacidade de aprender violão, fui ministro de louvor,fui diácono e presbítero por dois mandatos. Aos poucos Deus começou a me moldar, entendo que para ser pastor primeiro precisa ter vocação, responsabilidade e amor pela obra de Deus, e esses requisito Deus já me havia atribuído, queria sempre estar na frente pregando a palavra de Deus ao povo. O chamado aconteceu não de maneira imediata e sim em um processo que envolvia uma caminhada convicta com Cristo e me sentia cada dia mais desafiado a viver como um instrumento nas mãos de Deus. Em 2005 fui enviado pelo Presbitério do Brasil Central e Pela IPI de Rio Verde ao seminário para ser formado. Fui privilegiado, pois Deus designou o Rev. Eldo Fernando Machado para ser meu orientador neste período de formação acadêmica, um pastor sábio segundo o coração de Deus que me ensinou a buscar na palavra os direcionamentos da soberana vontade de Deus.

Folha – Onde fica a Igreja Presbiteriana Independente em Pimenta Bueno tem quantos membros?
Pr. Leosmar: A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, esta situada a Av. Flavio da Silva Daltro Nr. 880 Jardim das Oliveiras, estamos com aproximadamente 40 membros adultos e 20 menores,mas temos uma participação significativa da igreja nos trabalho e contamos também com um grupo expressivos de visitantes. Nossa expectativa é que a partir do mês de junho iniciaremos um curso preparatório para batismo que servirá para o crescimento numérico da igreja e espiritual para os novos membros.

Folha – Quem foi Eduardo Carlos Pereira?
Pr. Leosmar: Eduardo Carlos Pereira nasceu em Caldas-MG EM 1855. Professor matriculou-se na academia de direito porem não concluiu por receber o chamado para ser ministro do evangelho. Casou-se com a também professora sua colega de magistério Luiza Lauper tiveram dois filhos Carlos e Leonor. Eduardo Carlos Pereira foi ordenado ao sagrado ministério pelo presbitério de São Paulo foi designado aos campos Lorena e Cruzeiro. Abolicionista convicto no período liderou a criação da Sociedade Brasileira de Tratados Evangélicos. Em 1888 foi eleito o primeiro pastor nacional e assumiu o ministério da IPB de São Paulo. Eduardo Carlos Pereira e seus companheiros foram idealizadores do Plano de Ação que resultou na construção do instituto teológico e jornal O ESTANDARTE no ano de 1892 entre outros projetos liderados por ele. Resumindo fundador da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

Folha – Qual foi o motivo que Eduardo Carlos Pereira se desligou da IPB e fundou a IPIB?
Pr. Leosmar: Este acontecimento se deu devido alguns embates na época decorrente a questões ideológicas e teológicas. Naquela época a igreja vivia um momento de ampliação das ações implantadas no intuito de promover a palavra de uma maneiras expansiva foram construir um instituto e iniciou o primeiro embate um grupo de missionários queriam construí-lo em São Paulo e outros queria construir em Campinas com a apuração dos fatos era de não construir em lugar algum iniciou uma divergência nas questões teológicas entre eles o ministério feminino,e o que mais se comenta era a Igreja presbiteriana na época aceitar a comunhão maçônica entre pastores e missionários maçons no seio da comunidade. E também a necessidade de formar uma igreja genuinamente brasileira, pois até então pelo que conhecemos é que decisões eram tomadas nos Estados Unidos depois inserido nas igrejas fundadas no Brasil, isso se deu devido ao fato dos missionários e pastores da época ser americanos.

Folha - A IPIB nos dias de hoje, é muito conhecida pela força do seu trabalho leigo, (trabalho realizado por membros discentes da Igreja). O trabalho leigo se divide em segmentos, como Ação Social e Secretária da Família, Explica como é feito esse trabalho?
Pr. Leosmar: A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil tem sim seu seguimento como uma igreja que adota o ministério leigo isso se deu devido ao fato de entendermos que somos o corpo dinâmico de Cristo na formação de pessoas para habitarem no Reino vindouro. Entendemos que a Igreja é conhecida a partir do momento que ela vai de encontro com a necessidade daquele que sofre. Entendemos que a força leiga (ministérios) é importante, pois mostra a cada membro sua importante contribuição em busca de amenizar o sofrimento humano. Prefiro particularmente tratar estes trabalhos como ministérios permitindo que cada membro deste corpo dinâmico sirva a Deus com o que tem em suas mãos este é o que chamamos de chamado universal (responsabilidade de todos) e aqueles que se dispõe em sair de sua terra e servir a Deus em terra distante denominamos chamados específicos que são pastores e missionários. Por mais que nominalmente se diferem, mas em termos de ação denominam em um só. Chamado ministério.

Folha - Os pastores e líderes estão sendo adequadamente preparados para os desafios dos dias atuais?
Pr. Leosmar: Na minha concepção alguns sim outros não. Essa questão acho fundamental no reino. Muitas Igrejas têm surgido de uma maneira implosiva (de fora para dentro) quando que em minha opinião deveriam ser explosivas (de dentro para fora) muitas igrejas não tem preparado seus lideres para enfrentar estes desafios, pois o mundo estar repleto de pessoas com uma diversidade de crises e muitos tem procurado nas igrejas respostas para seu sofrimento, eles precisam encontrar na igreja respostas com base bíblica. Quando no inicio me coloquei na imparcialidade da resposta, por que já tivemos pessoas que procuram determinadas igrejas e não encontrou a resposta, o que vemos são, pessoas totalmente desiludidas com as igrejas por não encontrarem nelas e nos seus lideres base teológicas para sanar as duvidas que existam na vida das pessoas que necessitam.

Folha - Como o senhor vê as igrejas de hoje, quais os pontos positivos e os negativos?
Pr. Leosmar: Atualmente tenho notado o surgimento de muitas denominações entendo que muitas tem se preocupado em pregar um evangelho biblicamente sustentável com o intuito de levar as pessoas a reconhecer sua auto dependência de Deus isso é um ponto positivo. Por outro lado existem denominações que não tem se preocupado em pregar uma doutrina biblicamente sustentável dando muita ênfase na conquista de coisas terrenas isso é um ponto de vista negativo,
Esquecendo-se da bênção eterna que receberemos no dia do Senhor.


Folha - Como o senhor vê a música evangélica?
Pr. Leosmar: Importante, mas não tudo no culto ao senhor, a bíblia é clara na afirmação de Jesus que diz: ”Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” Jo: 4.24. Deixa claro que o mais importante é adorar em espírito e em verdade. No meu ponto de vista a musica evangélica se encaixa em duas características musicas que serve para ouvir e curtir e musica que serve para adorar a Deus. Ela tem um papel fundamental no culto a Deus, por isso cabe ao pastor responsável pela liturgia do culto acompanhar os levitas a fim de selecionar hinos e cânticos espirituais para serem entoados ao Senhor. O cuidado de analisar a letra que é o mais importante na musica, pois quando cantamos ao Senhor fazemos dela a nossa oração. Concluindo esta resposta, para mim cada irmão precisa entender o que canta. Musica na igreja precisa ter letra que realmente tenha princípios teológicos isto é baseado na bíblia, essas sim são as que se cantam na Igreja.

Folha - Qual é o perfil do real pastor de ovelhas?
Pr. Leosmar: a) Um pastor que ama as ovelhas. b) Um pastor que estuda para dar um alimento saudável ao povo. c) Um pastor que tenha intimidade com Deus para levar diante Dele os anseios do povo por meio da intercessão. d) Um pastor que ensina a igreja a ser dependente de Deus reconhecendo a sua soberania.


Folha - Você gostaria de acrescentar a essa matéria algum assunto que por acaso não lhe foi perguntado?Ao mesmo tempo quero deixar meus agradecimentos pela concessão dessa entrevista, que considero relevante para apreciação dos nossos leitores.
Pr. Leosmar: Quero expressar minha gratidão a Deus que capacita-nos a levar a diante este trabalho, a todos os membros da Igreja Presbiteriana Independente de Pimenta Bueno que estão respondendo a esta nova caminhada que a igreja esta vivenciando, irmãos que nos abraça e sustenta-nos com suas orações. Quero aproveitar a oportunidade e dizer a você leitor amigo deste renomado e responsável jornal. Não perca tempo Jesus esta voltando e ainda há esperança para você.


Folha - Deixe um versículo para os leitores da Folha Pimentense?
Pr. Leosmar: ”Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. 1 Timóteo: 3.5


Respostas Rapidinhas:
Família: Benção de Deus
Livro predileto: Bíblia
Uma cor: Azul
Igreja: A Primitiva a qual é exemplo para todas
Ministério: Condução, amor e cuidado ao povo escolhido por Deus
Dinheiro: O necessário para vida
Um lugar: Minha cidade natal Rio Verde-GO
Um Pastor: Jesus Cristo pastor por excelência
Um nome: Fidelidade
Deus: Tudo

2 comentários:

  1. QUERO PARABENISAR O PASTOR LEOSMAR POR SUAS RESPOSTA E AO JORNAL TAMBEM POR ESSA INICIATIVA.
    E QUE DEUS CONTINUE O ABENÇOANDO

    ResponderExcluir
  2. a IPI tem templo em Vilhena-Ro.? onde fica e quem é o responsavel?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails