"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 24 de abril de 2010

Matadores de Sonho


Gn 39:1-16

Invariavelmente sonhamos , e que a maioria destes sonhos são para nós mesmos , mas também temos que entender que muitos destes sonhos são para os outros e muitas vezes até para uma nação.

Deus nos dá sonhos e projetos para que tenhamos alvos , mas muitas vezes antes que ele se concretize nós falamos deles a outros e dependendo a quem falamos corremos riscos , e muitos dos nossos sonhos e projetos nunca se cumprirão e outros demorarão a cumprir. A estas pessoas chamamos de matadores de sonhos.
Queremos tirar deste texto que lemos algumas lições:

1ª Lição - Devemos ter noção da profundidade e importância dos sonhos , e conforme a avaliação que fizermos temos que selecionar as pessoas as quais vamos compartilhá-los. Alguns destes podem ser matadores de sonhos. E pela situação que se cria com José , um matador de sonhos poder ser teu irmão.

Os próprios irmãos dele foram usados para matar o sonho. E muitas vezes se tornam ridicularizadores. Os irmãos quando viram ele chegando disseram que “lá vem o sonhador”. Não conte seus sonhos à pessoas negativas. Pessoas negativas minam a sua fé como fez seu pa i, ou matam seu sonho como seus irmãos.

2ª Lição - Tenha convicção do seu chamado e sonho e , então quando o inimigo levantar alguém para te tirar do foco ou do propósito , você permanecerá firme.

Davi antes de ser rei , mesmo depois de ser ungido para ser , foi ridicularizado pelos seus irmãos e perseguido pelo rei Saul , mas não desistiu de seu chamado.

José teve muitos obstáculos , mas não caiu em nenhuma das armadilhas que o diabo preparou para ele , porque tinha convicção do sonho e de sua vocação. Ele se sentia amado por Deus e por seu pai. Davi embora não tenha sido tão amado por seu pai , tinha certeza do amor de Deus por ele. Quando isto acontece com você , a certeza do amor de Deus , você não terá medo de seu sonho e projeto não se cumprir. Deus usará até os problemas que o inimigo criou para que seu sonho seja realizado.

Golias na vida de Davi e os irmãos de José na vida dele quando o venderam aos ismaelitas. Davi e José tinham uma coisa que fez com que eles tivessem seus sonhos realizados , eles nunca guardaram ódio nem rancor em seu coração. Estes homens estão preparados para liderar , porque nunca retribuirão com ódio. Quando os irmãos foram ter com José , ele os tratou com alegria e paz , e o mesmo com Davi a cerca de seus irmãos e o rei Saul. ( Gn 37:4-5 ).

3ª Lição - O deserto é o melhor caminho para te preparar para você exercer o chamado que Deus tem para você. Davi e José ficaram 16 anos no deserto , sendo preparados para cumprir o que Deus tinha para eles. Nunca despreze o tratamento de Deus.

Não crie atalhos , e nem se contente com algo que não é o que Deus tem para você , as vezes uma oferta do inimigo pode parecer que é o que Deus tem para você. Davi teve oportunidade de matar Saul e se assentar no trono antes do tempo ; José podia ter a mulher de Potifar , mas Deus tinha para ele algo muito maior , ser governador do Egito. Mordomo de uma casa era só o estágio para uma coisa muito grande. Outra coisa que devemos entender é que os sonhos dos outros são dos outros e não nosso.

Potifar tinha um sonho para José , mas Deus tinha outro. A mulher de Potifar foi usada por Deus para tirar José da zona de conforto , e ele não achar que aquele lugar era para ele , já que estava ocorrendo tudo bem. Mesmo que esteja bem onde você está se não é o lugar do seu chamado , do seu sonho , vá em busca da realização do seu sonho ou o Senhor te levará através da luta.

Davi teve que sair do conforto do palácio para poder ser preparado para sentar no trono. Deus nos forja no deserto. Moisés cumpriu seu sonho e chamado depois de ser forjado no deserto , Elias também , Jesus também e podemos acrescentar nesta lista muitos homens e mulheres de Deus que não sabemos a história. O deserto trata com o nosso orgulho e soberba , para que nós mesmos não sejamos matador do nosso próprio sonho , e quando chegarmos ao cargo que Ele nos deu , vamos agir com sabedoria , justiça e humildade.

4ª Lição - Esteja atento para quando chegar a hora de você assumir seu chamado , não deixar passar o momento. Vai chegar o momento em que Deus vai dizer , “meu filho chegou a hora” , e você terá que estar pronto e atento. Foi assim com Moisés e com José.

Este último saiu da prisão para revelar o sonho de Faraó e quando este fez o convite para que ele fosse governador de toda a nação , prontamente ele aceitou e não procurou argumentos humanos para não exercer o cargo , mesmo que fosse uma nação pagã ele tinha a certeza que podia ser útil.

A fidelidade e o compromisso de José com Deus o levou aos lugares altos. Sejamos como ele , não deixando que matadores de sonhos nos tire daquilo que Deus tem para mim e para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails