"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Escola Biblica Quadrangular - E.B.Q.




Ontem domingo dia 25/04/2010 o nosso estudo na escola bíblica foi sobre a epistola de Tiago na qual o professor desse dia foi o nosso obreiro Zé Carlos, o estudo foi sobre destinatários da epistola, data da epistola, estilo literário, e os quatros aspectos dominante.

1º Exortação pastoral
2º Desprendimento das estruturas.

E ai parou tudo não passamos daí, porque houve interrogações, exclamações muitas respostas na verdade foi muito interativo, quando fomos ver chegou o horário final, tínhamos que acabar a aula, eu já tinha uma mensagem para colocar em meu blog www.glademirstocco.blogspot.com e no site www.folhapimentense.com.br e esse estudo caiu como uma luva, por quê? Porque foi lido o capitulo 2:1a 13 do livro de Tiago, esse capitulo, ou melhor, o livro de Tiago fala muito sobre obras, ricos, pobres e das nossas acepções as pessoas. No nosso Brasil de meu Deus principalmente quem mora, morou ou tem parente e às vezes passeia nas grandes cidades conhece hospitais, onde milhares de pessoas sofrem. Entre elas há um enorme contingente que não recebe visitas ou acompanhamento das famílias. A solidão e o abandono fazem o sofrimento aumentar.

Nós que moramos em uma cidade pacata pequena aproximadamente 32.000 habitantes, a nossa Pimenta Bueno, já da para ver esses mesmo sofrimentos, também da para se ver muitos mendigos perambulando pela cidade, também presídios onde homens cumprem pena por crimes cometidos; Prisões para menores onde menores estão encarceradas; abrigos onde crianças abandonadas e até mesmo estão lá por maus tratos dos pais ou responsável; Casas de apoio no caso de Pimenta Bueno São Camilo onde pessoas de idade aguardam talvez a morte, pois essa é a única certeza que um dia vai buscá-las. Nosso hospital esta mais doente dos que lá chega mais esse é um caso político e agora não vou falar de política porque também não é a minha área.

Mas sobre esse tema, tenho algumas perguntas, a fazer para a Igreja do Senhor Jesus Cristo, da qual sou parte e por isso me sinto muito a vontade para me questionar.

Primeira: Para que serve todo o crescimento espiritual e esse “avivamento” que estamos vivendo se essas pessoas não forem alcançadas? Alguém pode afirmar: "Nós estamos orando por elas” (como o irmão Válber falou na escola bíblica). E é verdade. Estamos mesmo. Más quando oramos pedindo para Deus visitá-las e cuidar delas, não estaríamos devolvendo a Deus uma responsabilidade que Ele nos deu? Em caso de dúvida leia MT 25:31-46. Se for isso mesmo, então, nós é que precisaremos de orações. Ou o teor das nossas orações é que deve mudar.

Segunda: Para que serve todo o dinheiro que arrecadamos se ele não está sendo usado para socorrê-las? Não concordo quando dizem que o dinheiro que se dá na igreja é dinheiro do povo. Na verdade, esse dinheiro passa a ser de Deus, quando alguém o entrega para ele, ainda que a igreja o receba, ela funciona como um caixa. Porém a responsabilidade da igreja é maior do que a de um simples caixa, pois passa a ser gestora desses recursos e o dono do dinheiro já definiu, por princípios, como e onde deseja que sejam investidas (Dt 10:18, Is 1:16-17) Algumas denominações investem milhões em templos suntuosos, com pisos de mármore e vitrais maravilhosos, afirmando assim dar o melhor para Deus, más será que o melhor para Deus não seria que esse dinheiro fosse investido para tirar órfãos das ruas, por exemplo? É bem provável que obedecendo a Palavra, se não resolvêssemos esse problema no Brasil, o minimizaríamos.

Terceira: Para que serve a Palavra que recebemos se não os alcançarmos os perdidos com ela? São importante o culto, a liturgia, os louvores, a comunhão com os irmãos, a atuação nos ministérios. Más, nenhumas dessas coisas encontram fim em si mesmo. A Igreja só existe por causa do perdido. Se não houvesse mais ninguém para ser alcançada a nossa missão aqui já teria terminado e todas as agendas seriam canceladas (para desespero de muitos). Tudo que a Igreja é e faz deveria ser por causa do outro. Cada vez mais a igreja é ensimesmada, e só existe por causa das suas atividades e de suas agendas estão desarmonizadas com a vontade de Deus e fazem com que os crentes que nela congregam também estejam. (1Sm 15:22)

É como se estivéssemos atrás de um balcão, dizendo ao mundo: “Venham, nos estamos aqui e temos o que vocês precisam” e de vez em quando fazemos uma programação para “alcançar o perdido”. Isso não pode ser programação! É o motivo de nossa existência! (Mt 28:19-20) Tiremos o balcão e vamos ao mundo perdido, não por programação, más por compromisso diário.

Por fim, nos especializamos em falar para nós mesmos. Discursos de vitória, crescimento espiritual, atos proféticos e massagens de ego.
Também termos como unção, retété, cair no poder, aleluia e outros que às vezes até nós mesmos temos dificuldades de entender, nos distanciam deles.
Nós como Igreja poderia ajudar, e muito, as instituições a recuperar essas pessoas para a sociedade e para o Reino, más estes e outros sintomas revelam que cada vez menos a igreja existe por causa do outro.

È claro que tem igrejas que faz um pouco desse trabalho inclusive a nossa 2ª igreja do Evangelho Quadrangular, como visitar presídios, hospitais e abrigos, mais ainda fizemos pouco.

Você que está lendo, já imaginou todas as igrejas unidas (pelo menos em prol disso) quantos pessoas nos tiraríamos das ruas, quantas pessoas sairiam dos presídios restaurados, quantos menores cresceriam nos abrigos sabendo que JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, quantos enfermos nos hospitais saíram curados, quantos drogados seriam recuperados e suas famílias restauradas, é, Pimenta Bueno seria outra você não acha?

Portanto igrejas e eu também me coloco como igreja, vamos nos unir, vamos usar um pouco do dinheiro arrecadados nas igrejas e vamos investir nesse projeto, ficam aqui minhas palavras para que se levante um líder (eu estarei junto) de qualquer denominação para levar adiante e fazer um projeto para ajudar a salvar muitas vidas e colocar Pimenta Bueno como exemplo. Quem sabe mudaria Pimenta Bueno, mudaria Rondônia mudaríamos o Brasil, mudaríamos o MUNDO.

Deus o abençoe hoje e sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails