"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 13 de abril de 2010

Receber e Dar



Deus fez coisas lindas neste universo que oferece ao homem exemplos gloriosos. Como o caso do Mar da Galiléia, embora este Mar seja um lago de água doce, ele é tão grande que se parece realmente com o mar. Daí o nome Mar da Galiléia.

Em Israel há dois mares bem conhecidos e sua alimentação provém do mesmo rio que é o Jordão, contudo os dois mares são totalmente distintos um do outro.

O Mar da Galiléia que também é conhecido por lago de Genezaré ou ainda lago de Tiberíades é de água doce e contém muitos peixes. Seu litoral está tomado por cidades e aldeias lindas.As colinas que rodeiam o mar são férteis e verdejantes.

Já o outro mar que é o Mar Morto é famoso pela sua grande quantidade de sais minerais. Não tem peixes e nem vida vegetal. Seus arredores são desertos sem nenhuma plantação.

O Mar Morto é uma região de aspecto muito triste. O porquê desta diferença é fácil de se explicar: O Mar da Galiléia recebe pelo norte as águas do rio Jordão com toda a sua carga de vida e fertilidade. Porém não guarda para si esta fertilidade.

As águas seguem seu curso rumo ao sul, ou seja, é dando que se recebe, o Rio Jordão fornece as águas para formar o Mar da Galiléia e este Mar as devolve ao Rio Jordão.

O Mar da Galiléia recebe a água do Hermon e das colinas do Golan. Abundante em águas e vegetação. Este Mar não vive só para si, ele reparte tudo que recebe do clima.
No entanto, o Mar Morto é totalmente diferente.

Recebe igualmente a água do Rio Jordão, mas retém esta água só para si. Não possui saída. Enquanto as águas se evaporam, todos os sais minerais em suspensão se acumulam no enorme recipiente fechado. A excessiva saturação é estéril. Não permite vegetação alguma, não tem vida. Se jogar um animal lá, certamente morrerá.

Eis a diferença: o mar da Galiléia recebe o Jordão, mas não o retém. Para cada gota que entra, há outra que sai. Há um grande equilíbrio entre o receber e o dar. O outro mar é mais avarento, acumulando sua renda com ganância, sem nenhuma generosidade, cada gota que recebe ele a retém para si.
O Mar da Galiléia dá e vive. O outro mar não dá nada. Ele se chama mar Morto. Se alguma pessoa cética lesse esse e-mail, certamente diria que se acontece isso é porque a natureza quis, e não conseguiria falar mais do que isso.

Eu concordaria, mas colocaria os meus porabéns da seguinte forma: agora vamos parar de pensar no Mar da Galiléia, vamos pensar em outra história real que é a nossa vida. Existem muitas coisas no universo que Deus fez para nos servir como exemplo.

Eu acredito que Ele tenha feito desta maneira para que desperte em cada um de nós as mudanças que são necessárias serem feitas na nossa vida, como por exemplo, tirar de dentro da gente o que já está morto, isto é, deixar fluir a energia que movimenta a vida: o receber e o dar.

A lição de liderança que o Mar da Galiléia deixa para nós: ele age como um líder, quando toma a frente do processo, chama para si a responsabilidade e faz o que precisa ser feito, liderança por exemplo. Ele sabe vender muito bem a idéia de que quando se recebe gratuitamente tem que se passar adiante, isto é, temos que repartir.

E o Mar da Galiléia também sabe trabalhar em equipe, pois, distribui suas águas a outros rios, não se consegue nada sozinho.
Gostaria que você refletisse muito sobre este assunto e logo após respondesse uma única pergunta que vou lhe fazer, porém você precisa ter coragem de respondê-la não para mim, mas para você mesmo.

Hoje, agora neste momento da sua vida Espiritual, Pessoal e Profissional como você está vivendo:
como o Mar Morto, retendo tudo para si ou como o Mar da Galiléia que não é egoísta, recebe mas, dá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails