"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 23 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS


28 - O Juiz Iníquo - Lucas 18.1-8

Contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.
dizendo: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens.
Havia também naquela mesma cidade uma viúva que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me incomoda, hei de fazer-lhe justiça, para que ela não continue a vir molestar-me.
Prosseguiu o Senhor: Ouvi o que diz esse juiz injusto.E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?


Essa é uma ilustração maravilhosa de como Deus está pronto a atender a cada um de seus filhos.
Lendo o texto percebe-se que a chave é orar sempre e nunca esmorecer. A parábola nos fala a respeito de um juiz iníquo, perverso, injusto e cruel, que não temia a Deus e nem respeitava homem algum, e também de uma viúva que sempre pedia àquele juiz para que ele resolvesse a sua causa. Cansado de tanto ser importunado por ela, o juiz acabou solucionando o seu problema.

É interessante esse contraste: um juiz que não temia a Deus e nem respeitava ao homem pôde ser levado a fazer justiça a uma viúva que o importunava; quanto mais o Justo Juiz do universo poderá fazer por nós! O que Jesus deseja ensinar por meio desta mensagem é que o cristão deve ser encorajado a orar confiantemente em Deus. Deus sempre atende e está pronto a fazer isso a qualquer momento, pois ele é Deus e pode todas as coisas. Deus traz à existência as coisas que ainda não existem somente para abençoar seus filhos: “[...] perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama à existência as coisas que não existem, como se já fossem.” (Rm 4.17).

Muitas pessoas podem estar como a viúva dessa parábola, sentindo-se desamparados e destituídos de todos os recursos. Entretanto, aquela viúva não desistiu. Ela orou e perseverou na busca por uma solução. Esta também deve ser a atitude de cada filho de Deus: orar e perseverar, buscando em Deus a solução para os problemas e dificuldades pelas quais se esteja passando.

Devemos, porém, nos lembrar que o desejo do coração de cada pessoa deve estar em conformidade com a vontade do Senhor. Muitas vezes a pessoa pede algo para Deus que não está de acordo com a sua vontade. Os mais apressados “passam na frente” de Deus, precipitam-se em suas decisões e logo depois sofrem as conseqüências, vendo que agiram erradamente. Deus tem o tempo certo para todas as coisas. Ele tem prazer em realizar os sonhos e desejos de seus filhos.

Finalmente, no versículo 8, encontra-se a seguinte pergunta: “Contudo, quando vier o filho do homem, achará, porventura, fé na terra?”. Será que Deus achará fé no coração daqueles que se dizem filhos de Deus? Ou encontrará corações vazios, sem esperança, sem Jesus?

não vamos deixar que nada tome a nossa fé, vamos aos pés do Senhor em oração incessante, na certeza que quando o Senhor voltar, Ele encontrará a fé em nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails